DIREITOS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO NA CALHA NORTE DO RIO AMAZONAS

Autores

  • Luciana Gonçalves de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p270-290

Palavras-chave:

Direitos culturais, Desenvolvimento, Amazônia

Resumo

Motivado pelo anúncio do Programa Barão do Rio Branco (PBRB), que prevê obras de infraestrutura na Calha Norte do rio Amazonas, este artigo examina como a cultura tem sido abordada, ou ignorada, nos planos de desenvolvimento econômico implementados pelo Estado brasileiro desde os anos 1960. Por meio da revisão bibliográfica e documental da trajetória de planificação do desenvolvimento na Amazônia, bem como trajetória de afirmação dos direitos culturais, constata que a marcante ambiguidade com que a cultura tem sido tratada em sucessivos programas e projetos, ora como trunfo, ora como entrave ao desenvolvimento, ameaça seguidamente a diversidade cultural brasileira. Apesar de recorrente, porém, a negligência aos direitos culturais no PBRB assume novos contornos, à medida que, associando-os ao atraso, sugere explicitamente a sua revogação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Antropologia. Pós-doutorado no PPGSA/UnB. Professora do bacharelado em Antropologia da Ufopa e dos PPGCS/Ufopa, PPGSND/Ufopa e PPGSA/UFPA

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

CARVALHO, Luciana Gonçalves de.
DIREITOS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO NA CALHA NORTE DO RIO AMAZONAS
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 270–290, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.