EFEITO DA RENÚNCIA FISCAL NA FORMAÇÃO DO FUNDO PÚBLICO PIAUIENSE - 2015 A 2018

Autores

  • Tatiana Maria Almeida Saiki
  • Osmar Gomes de Alencar Júnior Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p291-310

Palavras-chave:

Fundo público, Renúncia de receitas, Crise do Capital, Orçamento público

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os efeitos da política fiscal de renúncias tributárias na formação do fundo público do Estado do Piauí no quadriênio 2015-2018. Para tanto, realiza uma pesquisa documental nos sítios eletrônicos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí e da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí. Os dados foram extraídos dos Balanços Gerais do Estado, das Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos anexos das Leis Orçamentárias Anuais do referido período, além de informações requeridas nas Ouvidorias da SEFAZ-PI, e TCE-PI e Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), com base na Lei de acesso à informação (LAI). Conclui que em 04 anos houve um montante de mais de R$ 2 bilhões de renúncias, reduzindo a quantidade de receitas e a possibilidade de financiamento de forma autônoma das políticas públicas, em especial das políticas sociais do Estado do Piauí.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Maria Almeida Saiki

Mestranda em Políticas Públicas (UFPI). Especialista em Direito Tributário (UECE) e Finanças Públicas (UFPI). Bacharela em Ciências Contábeis (UFPI). Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Membro do Observatório do Fundo Público (UFDPar).

Osmar Gomes de Alencar Júnior, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Graduado em Ciências Econômicas pela UFC, Mestre em Políticas Públicas pelo PGPP-UFPI e Doutor em Políticas Públicas pelo PGPP-UFMA. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas da UFDPar e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI. Coordenador do Observatório do Fundo Público na UFDPar, membro da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e pesquisador do Grupo de Estudos de Hegemonia e Lutas na América Latina (GEHLAL).

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

SAIKI, Tatiana Maria Almeida; ALENCAR JÚNIOR, Osmar Gomes de.
EFEITO DA RENÚNCIA FISCAL NA FORMAÇÃO DO FUNDO PÚBLICO PIAUIENSE - 2015 A 2018
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 291–310, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.