“EMPODERAMENTO”

fundamentos históricos e ideológicos e práxis política feminista

Autores

  • Lívia de Cássia Godoi Moraes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p311-329

Palavras-chave:

Empoderamento, Ideologia, Feminismo, Capitalismo, Práxis política

Resumo

O intuito deste artigo é apresentar os fundamentos históricos e ideológicos do termo “empoderamento”, fazendo uma abordagem às raízes e as funções que cumprem o “empoderamento” nas estratégias políticas propostas pelos movimentos feministas desde a década de 1980. Depois de ter constituído uma dimensão importante do projeto feminista antiopressivo, a noção de “empoderamento” se difundiu rapidamente nos anos 1990 e se converteu em uma “palavra da moda”. A institucionalização das questões de gênero por organismos multilaterais fomentou a divulgação do termo “empoderamento” como proposta de prática política. Nesses organismos, o “empoderamento” assumiu caráter liberal. Dentro de movimentos sociais, entretanto, o termo “empoderamento” tem aparecido como sinônimo de fortalecimento da autonomia dos/das oprimidas/os .Através de revisão bibliográfica e com base no materialismo histórico dialético, busca desvelar o caráter ideológico e as bases materiais do termopara fins de estratégia política de enfrentamento ao capitalismo como totalidade e às opressões particulares a ele articuladas.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Cássia Godoi Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Teoria da Reprodução Social.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

MORAES, Lívia de Cássia Godoi.
“EMPODERAMENTO”: fundamentos históricos e ideológicos e práxis política feminista
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 311–329, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.