O IMPACTO DA PANDEMIA COVID 19 SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE E OS DESAFIOS DA CLASSE TRABALHADORA

Autores

  • Nathália Moreira Albino Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Aline Cristina do Prado Maríngolo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Andréia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p345-359

Palavras-chave:

Política de saúde, Pandemia da Covid-19, Governo Bolsonaro

Resumo

A partir da pesquisa bibliográfica e documental, este artigo analisa o impacto da pandemia Covid-19 sobre a política de saúde. O objetivo é apontar a trajetória e as racionalidades que perpassam a política de saúde desde os anos 1990, com ênfase nas propostas de contrarreforma na saúde a partir do governo Bolsonaro, sobretudo em contexto de pandemia. No contexto da maior crise sanitária de dimensão mundial, o governo federal tem minimizado a pandemia e suas consequências, em função do seu projeto de extrema direita, que prioriza o lucro acima da vida, ignorando e banalizando as mais de 551 mil mortes no Brasil. Identifica, a partir das leituras dos documentos e das portarias governamentais, os diversos ataques à política de saúde no Brasil. Considera necessário resistir aos interesses do capital na saúde que desmontam o SUS e afastam a possibilidade de efetivação dos princípios da Reforma Sanitária, sobretudo frente à política de morte do atual governo.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Moreira Albino, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutoranda no Programa de PósGraduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Aline Cristina do Prado Maríngolo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Andréia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Prof.ª do curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

ALBINO, Nathália Moreira; MARÍNGOLO, Aline Cristina do Prado; LIPORONI, Andréia Aparecida Reis de Carvalho.
O IMPACTO DA PANDEMIA COVID 19 SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE E OS DESAFIOS DA CLASSE TRABALHADORA
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 345–359, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.