OS MODELOS CHILENO E BRASILEIRO DE PROTEÇÃO SOCIAL

conjuntura, rupturas e similaridades

Autores

  • Rose Kelly Carvalho
  • Airton Adelar Mueller
  • Sérgio Luis Allebrandt
  • Nelson José Thesing Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Margareth Baccin Brizolla

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p375-390

Palavras-chave:

Repartição, Capitalização, Financeirização da Previdência

Resumo

Os sistemas previdenciários são distintos, variam de país para país de acordo com a política social adotada. Mas igualam-se no sentido de ser um recurso financeiro que será oferecido à população adulta quando estiverem sem condições de exercer a capacidade laboral. O Chile é considerado o pioneiro quando se trata da implantação de reformas estruturais de caráter neoliberal na previdência. O Brasil também vem instaurando reformas desse mesmo caráter na previdência.  A partir dessa problemática, o presente estudo teve por objetivo analisar a aproximação entre as reformas instauradas entre o Brasil e o Chile e os impactos socioeconômicos que tendem a  ser causados aos segurados. Para realizar o objetivo proposto, utiliza pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Verifica que Brasil e Chile possuem algumas similaridades como idosos tendo os seus direitos duramente conquistados sendo cerceados em cada Reforma e Ementa Constitucional aprovada pelo senado modificando a lógica do sistema de seguridade social em direção à sua financeirização.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Kelly Carvalho

Licenciada em Geografia, especialização em docência no ensino superior de Libras e Mestranda em Desenvolvimento Regional.

Airton Adelar Mueller

Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha Mestre em Desenvolvimento Regional. Graduado em Estudos Sociais/História pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Sérgio Luis Allebrandt

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC. Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV. Pós-graduado em Administração Pública pelo CPGA/UFSC. Licenciado em Ciências Químicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Ijuí.

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Integração Regional. Professor Efetivo Adjunto Nível 01, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Coordenador do Projeto de Pesquisa Governança, Planejamento e Desenvolvimento Territoriais.

Maria Margareth Baccin Brizolla

Graduada em Ciências Contábeis e Administração pela UNIJUI/RS, Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS/RS. Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela FURB/SC e Pós Doutorado em Contabilidade na UFSC/SC.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

CARVALHO, Rose Kelly; MUELLER, Airton Adelar; ALLEBRANDT, Sérgio Luis; THESING, Nelson José; BRIZOLLA, Maria Margareth Baccin.
OS MODELOS CHILENO E BRASILEIRO DE PROTEÇÃO SOCIAL: conjuntura, rupturas e similaridades
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 375–390, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.