SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CRISE

desafios da e na atualidade

Autores

  • Laína Jennifer Carvalho Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Edna Maria Goulart Joazeiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p425-441

Palavras-chave:

Crise, Saúde Pública, Saúde Mental, Pandemia, Política Pública

Resumo

O artigo analisa os desafios postos à Saúde Mental no âmbito do SUS em meio ao contexto de crise do capitalismo e de contrarreformas do Estado, que tem tensionado e confrontado as conquistas da Reforma Psiquiátrica e do Movimento de Luta Antimanicomial. Os retrocessos revelam a centralidade biomédica com o fortalecimento da lógica manicomial e hospitalocêntrica vinculada às práticas conservadoras, ocorrendo, nesse sentido, uma inversão do modelo de atenção psicossocial, em especial, no campo de atenção de álcool e outras drogas com repercussão sobre a produção do cuidado. Esse tempo é marcado pelo agravamento da pandemia da COVID-19, pela defesa da democracia, da vida e do cuidado em liberdade. Conclui que se trata de uma discussão analítica conceitual com base no arcabouço legal e normativo da Política de Saúde Mental correlacionada com a literatura especializada da temática. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laína Jennifer Carvalho Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente social. Mestre em Políticas Públicas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Teresina, Brasil). Bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas, CNPq, Brasil. Membro do Núcleo de Pesquisa Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas UFPI

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente social e Socióloga. Pós-Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras UFPI. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas, CNPq, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas UFPI.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

ARAÚJO, Laína Jennifer Carvalho; JOAZEIRO, Edna Maria Goulart.
SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CRISE: desafios da e na atualidade
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 425–441, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.