AS REDES DE POLÍTICAS SOCIAIS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Talita Prada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Maria Lúcia Teixeira Garcia Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p759-780

Resumo

O artigo busca identificar os sentidos atribuídos às redes de políticas sociais, descrevendo as perspectivas utilizadas e interrogando sobre o debate do tema no campo da educação. Realiza pesquisa bibliográfica nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scientific Electronic Library Online, com as palavras-chave: rede de apoio, rede de proteção, trabalho em rede, educação e direitos. Analisa treze dissertações e um artigo de 1049 textos selecionados, os quais apresentaram diversidade dos termos rede. Conclui que a rede aparece de forma complementar, e não contraditória, mas insuficiente dentro de uma perspectiva crítica, surgindo como funcional ao sistema capitalista, não superando a sua aparência. Enfatiza que na educação essa tendência se confirmou e evidenciou a necessidade de aprofundar o debate pela perspectiva crítico-dialética.

Palavras-chave: Política social, redes, educação.

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Publicado

2017-02-15

Como Citar

PRADA, Talita; GARCIA, Maria Lúcia Teixeira.
AS REDES DE POLÍTICAS SOCIAIS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
. Revista de Políticas Públicas, v. 20, n. 2, p. 759–780, 15 Fev 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/6361. Acesso em: 14 nov 2024.