CULTURA, PATRIMONIALIZAÇÃO E DESIGUALDADE NO BRASIL E NA ÁFRICA AUSTRAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p41-62Resumo
O artigo enfoca o Bumba-meu-boi do Maranhão, a Zulu Dance de Kwazulu--Natal, África do Sul e a Timbila de Inhambane, Moçambique e o universo
social e cultural no qual estão inseridos. Enfatiza as conexões entre patrimônio e educação, patrimônio e cidadania, Estado e cultura. Teórica e epistemologicamente, parte do reconhecimento de algo comumente olvidado: o fato de que África e os estudos africanos infl uenciaram o pensamento dos principais intelectuais e as formulações teóricas sobre as quais operam as Ciências Sociais e Humanas contemporâneas. Parte de pesquisa bibliográfi ca e documental e se estrutura na interface entre estudos africanos, epistemologias do sul e perspectivas da análise social que enfatizam, no estudo da cultura, questões referentes a mudanças, confl itos, contradições e desigualdades sociais. Entende que aprofundar
estudos acerca de repertórios e produtos culturais, numa perspectiva
comparativa e cruzada Sul-Sul, poderá contribuir para a compreensão das relações entre Estado, Cultura e Políticas Públicas.
Palavras-chave: Cultura, patrimônio, desigualdade, políticas culturais, educação, cidadania.
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Publicado
2018-06-28
Como Citar
BARROS, Antonio Evaldo Almeida.
CULTURA, PATRIMONIALIZAÇÃO E DESIGUALDADE NO BRASIL E NA ÁFRICA AUSTRAL
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, n. 1, p. 41–62, 28 Jun 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9221. Acesso em: 27 nov 2024.Edição
Seção
Artigos - Dossiê Temático
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