POLÍTICA COMO AÇÃO RESPONSIVA NO PARFOR DA BAIXADA FLUMINENSE: formação, responsabilidade e responsividade

Autores/as

  • Elizabeth Orofino Lucio

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v22nEp1527-1544

Palabras clave:

Licenciatura, PARFOR, educação infantil, ensino fundamental, formação docente, fotografia, leitura e escrita

Resumen

Este texto apresenta o registro da construção de um trabalho de formação docente no PARFOR que engloba a formação inicial e continuada de professores no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O diálogo entre a tríade: estágio curricular na formação de professores, discursos e práticas educativas na Educação Infantil e o lugar da leitura e da escrita na formação docente nos permite indagar sobre as especifi cidades das experiências docentes e seu entendimento sobre a infância. Ademais, no caminho dessa problematização, questiona-se a forma como o estágio curricular adentra a prática pedagógica universitária por meio de uma pesquisa-formAÇÃO. Por fim, o texto provoca-nos a pensar a fotografi a como potencial formativo e investigativo que une arte-vida-conhecimento.

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Publicado

2018-09-27

Cómo citar

OROFINO LUCIO, Elizabeth.
POLÍTICA COMO AÇÃO RESPONSIVA NO PARFOR DA BAIXADA FLUMINENSE: formação, responsabilidade e responsividade
. Revista de Políticas Públicas, v. 22, p. 1527–1544, 27 sep. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/9878. Acesso em: 18 may 2024.