QUEM TEM FOME NO BRASIL? análise da insegurança alimentar a partir de raça e gênero

Autores/as

  • Edir Vilmar Henig Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28n2.2024.49

Palabras clave:

Raça, gênero, fome, segurança alimentar, insegurança alimentar

Resumen

O Brasil voltou recentemente ao mapa da fome da Organização das Nações Unidas. Esta realidade coloca a classe trabalhadora em situação de vulnerabilidade, o que justifica a necessidade de se abordar o tema em estudos. Neste sentido, este artigo tem por objetivo refletir a situação de insegurança alimentar dos brasileiros a partir do recorte de raça e gênero. Os dados para a discussão foram coletados juntos à plataforma SIDRA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), amparado por referências bibliográficas críticas que dão sustentação à discussão. O debate é travado pelas vias das contradições existentes no modo de produção capitalista, fruto de uma construção histórica e que deve ser percebido em sua totalidade, tendo assim o materialismo histórico e dialético como instrumento de interpretação da realidade. É possível destacar que em relação aos brancos, as pessoas negras apresentam maior propensão à insegurança alimentar. Contudo, a situação é mais grave entre as trabalhadoras negras. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edir Vilmar Henig, Universidade Estadual de Roraima

Pós-doutorando em Administração - CEPEAD - UFMG. Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas - Universidade de Coimbra. Mestre em Política Social e Bacharel em Administração - UFMT.

Publicado

2025-01-15

Cómo citar

HENIG, Edir Vilmar.
QUEM TEM FOME NO BRASIL? análise da insegurança alimentar a partir de raça e gênero
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. 2, p. 891–905, 15 ene. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/23361. Acesso em: 13 oct. 2025.