PIBID EM “HORA DO JOGO”: REFLEXÕES SOBRE AS MEDIAÇÕES COM JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Jogos de alfabetização, Pibid, Formação inicial

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o uso de jogos de alfabetização como estratégia didática para aprendizagem da leitura e escrita, de um grupo de alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho, desenvolvido em turmas de 1o ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Belo Horizonte (MG), tinha como principal objetivo possibilitar o ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por meio de uma perspectiva lúdica, mediada e reflexiva. Com o projeto, foi perceptível a contribuição do jogo como importante recurso didático para a alfabetização das crianças, além de a formação inicial das discentes do curso de Pedagogia autoras deste relato ter sido marcada positivamente, reforçando questões importantes da relação teoria-prática. 

Palavras-chave: Jogos de alfabetização; Pibid; Formação inicial. 

Abstract: This article is an experience report on the use of literacy games as a didactic strategy for initial learning of reading and writing, carried out by a group of scholarship students from the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (Pibid/Capes), from the Pedagogy course of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The work was developed in classes of 1st grade of elementary school in two public schools and it was intended to enable the teaching of the Alphabetical Writing System through a playful, mediated and reflective perspective. With this project, the contribution of the game as an important didactic resource for children's literacy was noticeable. Moreover, the initial training of the students of the Pedagogy course who are author of this report was positively marked, reinforcing important issues of the theory-practice relationship.

Keywords: Literacy games; Pibid; Initial training. 

Resumen: Este artículo es un informe de experiencia sobre el uso de los juegos como estrategia didáctica para la alfabetización, realizado por un grupo de becarias del Programa Institucional para Becas de Iniciación Docente (Pibid/Capes), del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). El trabajo se desarrolló en clases de 1er año de educación primaria en dos escuelas públicas y estaba destinado a permitir la enseñanza del Sistema de Escritura Alfabética (SEA) a través de una perspectiva lúdica, mediada y reflexiva. Con este proyecto, la contribución del juego como un recurso didáctico importante para la alfabetización de los niños fue notable. Además, la formación inicial de las estudiantes en el curso de Pedagogía ha sido marcada positivamente, lo que refuerza cuestiones importantes de la relación teoría-práctica.

Palabras clave: Juegos de alfabetización; Pibid; Entrenamiento inicial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Montuani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado Educação – UFMG; Professora da Faculdade de Educação – FAE/UFMG; Coordenadora do PIBID/Capes/UFMG – Pedagogia 2018-2020.

Julia Trindade, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia – FAE/UFMG; Bolsista do PIBID/Capes/UFMG – Pedagogia 2018-2020.

Ana Clara Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia – FAE/UFMG; Bolsista do PIBID/Capes/UFMG – Pedagogia 2018-2020.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Montuani, D., Trindade, J., & Oliveira, A. C. (2020). PIBID EM “HORA DO JOGO”: REFLEXÕES SOBRE AS MEDIAÇÕES COM JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Terra De Pretos: Revista Multidisciplinar, 1(1), 115–127. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/15218

Edição

Seção

Artigos