EXTRA, EXTRA: AS PRIMEIRAS INICIATIVAS ESCOLARES CODOENSES POR MEIO DA IMPRENSA (1895-1908)
Palavras-chave:
Imprensa, Escolas, Educação, Codó-MA.Resumo
O presente trabalho integra a dissertação de mestrado da primeira autora e tem como objetivo principal historiar a educação escolar codoense por meio da imprensa, identificando as primeiras iniciativas escolares e sujeitos que a compuseram, tendo como marco temporal o ano do primeiro número de jornal encontrado (1895) e o ano em que assume uma cadeira escolar, a primeira professora codoense formada em Escola Normal (1908), tornando-se um marco na história codoense. Dialogando com os estudos da Nova História Cultural que adotam a imprensa como fonte e objeto de pesquisa, em especial, o jornal – sendo considerado documento - as interpretações e reflexões aqui apresentadas são frutos da releitura e interpretação de manchetes presentes nos jornais “Monitor Codoense” e “Diário do Maranhão”, dispostos no acervo digital da Biblioteca Pública Benedito Leite e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e, vêm preencher um espaço na bibliografia ainda carente do município em questão.
Palavras-chave: Imprensa; Escolas; Educação; Codó-MA.
Abstract: The present work is part of the master's thesis of the first author and its main objective is to record the school education in Codoense through the press, identifying the first school initiatives and subjects that composed it, having as a time frame the year of the first number of newspaper found ( 1895) and the year in which he takes up a school chair, the first Codoense teacher graduated from Escola Normal (1908), becoming a milestone in Codoense history. In dialogue with the studies of the New Cultural History that adopt the press as a source and object of research, in particular, the newspaper - being considered a document - the interpretations and reflections presented here are the result of the re-reading and interpretation of headlines present in the “Monitor Codoense” newspapers and “Diário do Maranhão”, displayed in the digital collection of the Public Library Benedito Leite and in the Digital Library of the National Library, and fill a space in the bibliography still lacking in the municipality in question.
Keywords: Press; Schools; Education; Codó-MA.
Resumen: El presente trabajo es parte de la tesis de maestría del primer autor y su objetivo principal es registrar la educación escolar en Codoense a través de la prensa, identificando las primeras iniciativas y temas escolares que la compusieron, teniendo como marco temporal el año del primer número de periódicos encontrados ( 1895) y el año en que toma una silla escolar, el primer maestro Codoense se graduó de la Escola Normal (1908), convirtiéndose en un hito en la historia de Codoense. En diálogo con los estudios de la Nueva Historia Cultural que adoptan la prensa como fuente y objeto de investigación, en particular, el periódico, considerado un documento, las interpretaciones y reflexiones presentadas aquí son el resultado de la relectura e interpretación de los titulares presentes en los periódicos "Monitor Codoense". y "Diário do Maranhão", que se muestra en la colección digital de la Biblioteca Pública Benedito Leite y en la Biblioteca Digital de la Biblioteca Nacional, y llena un espacio en la bibliografía que aún falta en el municipio en cuestión.
Palabras clave: Prensa; Escuelas; Educación; Codó-MA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Terra de Pretos: Revista MultidisciplinarEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.