A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.
Keywords:
Abordagem comunicativa. Língua inglesa. Gêneros textuais. Letramento.Abstract
Esta pesquisa surgiu pela a oportunidade de avaliar a aplicabilidade do livro Time to share nas turmas de 6º ano do ensino público, no município de Imperatriz, Maranhão. Considerada uma coleção problemática por professores atuantes, pela falta de ludicidade e pelo léxico complexo para a idade dos discentes, as atividades não contemplam à inúmeros critérios exigidos pelo PNLD, e, dessa forma, não contribuem para a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. Portanto, objetiva-se sugerir atividades complementares que utilizem gêneros textuais não encontrados no livro didático. Essa pesquisa, portanto, é classificada como qualitativa, obedecendo às quatro características destacadas por Merrian (1988), sendo estas, particularidade, pois focaliza-se em uma situação em particular; descrição, desde que é realizado o detalhamento da situação investigada; heurística, pois pretende-se elucidar o leitor quanto ao fenômeno estudado, e; indução, levando em consideração que os estudos de caso baseiam-se na lógica indutiva. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Balbinot e Richter (2001) e Schneider (2010) sobre abordagem comunicativa; Celani (2005), quanto à ética na pesquisa; Costa-Hübes (2005), no que se refere à concepção sociointeracionista da linguagem; Soares (2004), sobre letramento, e; Barroso (2011), quanto à gêneros textuais. Conclui-se, portanto, que há fragilidades no material adotado no munícipio, a coleção Time to share. Por exemplo, a abordagem comunicativa e o sociointeracionismo da linguagem não estão presentes nas unidades, diferente do que afirmam os autores. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática para desenvolvimento da compreensão do poema Trees, do poema Joyce Kilmer.Downloads
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