A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.

Authors

Keywords:

Abordagem comunicativa. Língua inglesa. Gêneros textuais. Letramento.

Abstract

Esta pesquisa surgiu pela a oportunidade de avaliar a aplicabilidade do livro Time to share nas turmas de 6º ano do ensino público, no município de Imperatriz, Maranhão. Considerada uma coleção problemática por professores atuantes, pela falta de ludicidade e pelo léxico complexo para a idade dos discentes, as atividades não contemplam à inúmeros critérios exigidos pelo PNLD, e, dessa forma, não contribuem para a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. Portanto, objetiva-se sugerir atividades complementares que utilizem gêneros textuais não encontrados no livro didático. Essa pesquisa, portanto, é classificada como qualitativa, obedecendo às quatro características destacadas por Merrian (1988), sendo estas, particularidade, pois focaliza-se em uma situação em particular; descrição, desde que é realizado o detalhamento da situação investigada; heurística, pois pretende-se elucidar o leitor quanto ao fenômeno estudado, e; indução, levando em consideração que os estudos de caso baseiam-se na lógica indutiva. A fundamentação teórica é baseada nos estudos de Balbinot e Richter (2001) e Schneider (2010) sobre abordagem comunicativa; Celani (2005), quanto à ética na pesquisa; Costa-Hübes (2005), no que se refere à concepção sociointeracionista da linguagem; Soares (2004), sobre letramento, e; Barroso (2011), quanto à gêneros textuais. Conclui-se, portanto, que há fragilidades no material adotado no munícipio, a coleção Time to share. Por exemplo, a abordagem comunicativa e o sociointeracionismo da linguagem não estão presentes nas unidades, diferente do que afirmam os autores. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática para desenvolvimento da compreensão do poema Trees, do poema Joyce Kilmer.

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Author Biographies

Yasmine Sthefane Louro, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Mestranda em Teoria, Crítica e Comparatismo pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL. Desenvolveu projeto de Iniciação Científica, pela UEMA/UEMASUL, 2016/2017, na área de Historiografia Linguística; em 2017/2018, desenvolveu PIBIC na área de Letramento de Língua Inglesa; e, atualmente, desenvolve PIBIC na área de Semântica, pela UEMASUL.

Edna Sousa Cruz, UEMASUL

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, onde atua no curso de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura. Tem experiência como docente na área de linguista aplicada ao ensino de língua inglesa. Nos trabalhos atuais tem investigado histórias de vida de professores/as de língua inglesa, e o livro didático do ensino fundamental desta área. Bolsista Fulbright/CAPES pelo programa PDPI (2013). Integra os grupos de pesquisas Narrativas, Experiências de Vida e Formação (UFT), o Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão, e o Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, ambos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Autora do livro ?Eu era a Única Professora Negra na Escola de Inglês?: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA, publica capítulo de livro e artigos em periódicos nacionais na área da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa com ênfase na formação de professores e relações étnicos raciais.

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Published

2019-12-18

How to Cite

LOURO, Yasmine Sthefane; CRUZ, Edna Sousa.
A ABORDAGEM LITERÁRIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO: Uma proposta de sequência didática.
Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 80–96, 18 Dec. 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11604. Acesso em: 6 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos