O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
Keywords:
O vendedor de passados, Comercialização da memória, Recordação.Abstract
Este artigo apresenta um estudo de O vendedor de passados (2004), de José Eduardo Agualusa. Narrado por uma osga (lagartixa), apresenta a história de Félix Ventura, homem que vende passados para quem deseja uma nova árvore genealógica, novas memórias e nova identidade. Buscou-se, portanto, investigar aquilo que Andreas Huyssen denomina como “comercialização da memória” e os modos de recordação apresentados ao longo de todo o romance de Agualusa. Para o desenvolvimento deste trabalho foram fundamentais as discussões teóricas de Andreas Huyssen (2000); Aleida Asmann (2011); Lucas Esperança da Costa (2014) e Selligmann-Silva (2008). A conclusão traz uma discussão acerca da medida em que a narrativa apresenta formas de comercialização da memória não tradicionais, além de mostrar formas de recordar memórias de modo voluntário e involuntário, mediante, por exemplo, cicatrizes que um corpo pode carregar.
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AGUALUSA, José Eduardo. O vendedor de passados. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
COSTA, Lucas Esperança da. Reféns da memória: a tentativa de construção da identidade através do apagamento da memória. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
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