A STUDY ON ANTIFA EXPRESSION WHEN POSTED BY DONALD TRUMP IN HISTWITTER ACCOUNT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.16

Keywords:

Fascism, Antifa, Donald Trump, Speech analysis, Speech acts

Abstract

The purpose of this article is to analyze an utterance made by the former US president Donald Trump, posted on his Twitter account, in the period between May 31 and June 14, 2020, after the beginning of the demonstrations unleashed in several cities Americans for the murder of Georg Floyd. This work is justified by the purpose of demonstrating the interdiscursive relationships between Trump and his followers and understanding how the posts of the former US president contributed to building a discourse that sought to delegitimize the antifa’s protests in the US. As a method of analysis, this article will be use Austin's speech act theory and French-line discourse analysis. This analysis will seek to understand how the expression antifa is signified by Trump, whenhe utters it and how this utterance dialogues with the set of hate speeches on the network, helping to create a setof discursive rules that seek to give legitimacy to these speeches.

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Author Biographies

André Campos Mesquita, Departamento de Língua Portuguesa Universidade Estadual de Maringá

Doutor em linguística pelo Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, com bolsa do CNPq. Mestre em Ciências, pelo Programa de Integração da América Latina da USP, com bolsa da Capes. Bacharel em Letras com habilitação em Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Licenciado em Letras-Português pela Faculdade de Educação da USP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Anhembi-Morumbi. MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós-doutorando do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH-USP. Professor adjunto do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá. Foi coordenador do curso de graduação em Letras da Universidade Potiguar e foi coordenador do curso de letras do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Foi professor de linguística e teoria literária na Unifacs. Foi professor de letras na FMU e professor de letras e pedagogia na UNP. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP; no programa Configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de Educação Ambiental, financiado pelo CNPq. Orienta mestrado na Universidade Lueji ANkonde (ULAN), por meio de uma parceria institucional com a USP. Autor dos livros Fascismo - O que é? (2020); Darwin - O naturalista da Evolução (2010) e Augusto Comte - Sociólogo e Positivista (2011)

Valdir Heitor Barzotto, Faculdade de Educação da USP

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP. Ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Entre outras atividades administravas exercidas atualmente, é presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional - CCInt, e membro da Congregação.Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq; mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES; Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), e graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Com bolsa de Recém-Doutor desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Publicou livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa e coordena as coleções Sobrescrita (Ed. Paulistana - 8 volumes) e Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 4 volumes). É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que organiza o Congresso de Leitura do Brasil-COLE, tendo participado da organização de algumas edições e colaborado desde a criação do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP. Coordenou e participou de projetos financiados por diferentes órgãos de fomento. Entre outros, destaque-se: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. PROCAD-CAPES 2427/2008, de 2008 a 2013, como coordenador da equipe FEUSP e A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, de Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. CNPq, de 2014 a 2017, como integrante.

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Published

2022-09-17

How to Cite

MESQUITA, André Campos; BARZOTTO, Valdir Heitor.
A STUDY ON ANTIFA EXPRESSION WHEN POSTED BY DONALD TRUMP IN HISTWITTER ACCOUNT
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 07–32, 17 Sep. 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/17621. Acesso em: 6 nov. 2024.