Production of meaning in the writing of portuguese language a deaf student from high schoo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n24.2023.51

Keywords:

Deaf, Text production in Portuguese, Meanings, Sign Languages

Abstract

This article is an analysis of the production of meanings, in Portuguese, by a deaf High School student in “Educação de Jovens e Adultos/EJA” school located in the city of Rio Branco, capital of the state of Acre. The study is of a qualitative nature and case study type with datas that it was generated through observations in the “Sala de Recurso Multificional” of the textual production of a deaf student who learned Portuguese as a second language (L2). The aim of this work was to reflect on the processes of meanings constructed by the reseach participant in her written texts and we discussed the production and formation of features of meaning arranged by the deaf student in the texts produced. Some final considerations of this article show features of meaning produced in the research participant’s writing have their own characteristics that may be the result of diferente forms of (socio)linguistic that the writer went through, based on a sign languages.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI/UFAC e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ProfLetras/UFAC Coordenador do Laboratório de Estudos Interculturais e Humanidades/LEIH/PPGLI/UFAC.

Ana Carolina Ferreira de Barros, Universidade Federal do Acre

Graduação em Letras-Libras na Universidade Federal do Acre. Mestra em Letras: Linguagem e Identidade no Progama de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade na Universidade Federal do Acre. Professora bilíngue na Secretaria de Educação Municipal de Rio Branco/AC

References

ALMEIDA, J. Aquisição do sistema verbal do português-por-escrito pelos surdos. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: Dissert_JaneteAlvesdeAlmeida.pdf (unb.br) Acesso em: 19 de janeiro de 2023.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BAGNO, M. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015.

BRASIL. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providencias. Diário Oficial da República do Brasil, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 02 abr. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccvil_03_ATO2004-2006/2005/DECRETO/d5626.htm. Acesso em: 27 ago. 2023.

BRASIL. Lei Federal Nº 14.191 de 2022. Insere a Educação Bilíngue de Surdos Na Lei Brasileira de Diretrizes e Base da Educação Nacional Disponível em: L14191 (planalto.gov.br)

CARVALHO, E. A. P.; CRUZ, O. M. S. S. Produção e avaliação de material didático para o ensino de língua portuguesa escrita para graduandos surdos em um curso online. Communitas, v. 3, n. 5, p. 98–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2690. Acesso em: 20 jan. 2023.

COSTA, L. V. M.; VARGAS, V. G. L.; SOUZA, S. L. Textos escritos por surdos em mensagens no aplicativo Whatsapp: organização de sentidos e perspectivas de ensino de português escrito como segunda língua. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 7, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/74169. Acesso em: 19 jan. 2023.

CRUZ, O. M. S. S. Avaliação e avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSL. Delta, v. 34, n. 1, p. 205-234, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kfrTDsDm8H8LtdWHVv8Fdsk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.

CRUZ, O. M. S. S.; PRADO, R. M. História da educação de surdos e as atuais perspectivas para o ensino de habilidades de leitura e escrita. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 801–818, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50811. Acesso em: 20 jan. 2023.

FERNANDES, S. Avaliação em Língua portuguesa para alunos surdos: algumas considerações. Curitiba, SEED/SUED/DEE, 2007.

FERREIRA, M. A. M. Letrar: um modelo de ambiente virtual de apoio ao ensino da língua portuguesa escrita como segunda língua para crianças surdas mediado pela Libras. 2021. 250f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/74339. Acesso em: 10 fev.2023.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

GÓES, M. C. R. de. Linguagem, surdez e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

GUARINELLO, A. C. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.

GUARINELLO, A. C. O papel do outro no processo de construção da produção escrita de sujeitos surdos. 2004. 231f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/27872. Acesso em: 8 jan. 2022.

GRANNIER, D. M. Português-por-escrito para usuários de Libras. Ver. Integração ano 14 – nº 24/2002, p. 48-51, 2002.

GRANNIER, D. M. O ensino de português como L1 e como L2. In: SOUZA, S. L. O ensino de língua portuguesa na contemporaneidade em diferentes perspectivas. Curitiba, PR: CRV, 2014.

HALL, S. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende et all. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HEERDT, M. L.; L. V. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. 5 ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2007.

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa em busca de um diálogo. In: LODI, A.C.B. et al (Org). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2003.p.56-70.

KOCH, I. G. V; TRAVAGLIA, L. C. Texto e Coerência. 5 ed. – São Paulo: Cortez, 1997.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G.V. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. –São Paulo: Contexto, 2010.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e Coerência. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 17 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LIMA, L. R. As estruturas de causa e consequência na aquisição do português-por-escrito como segunda língua pelos surdos. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8978/1/2010_LayaneRodriguesdeLima.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

LIMA, L. R. Relações de causalidade em orações complexas na Língua Brasileira de Sinais. 2019. 197 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37014. Acesso em: 20 jan. 2023.

LODI, A.C.; LACERDA, C. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 4 ed. – Porto Alegre. Editora Mediação, 2014.

MAHER, T. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In. CAVALCANTI, M.; BORTONI-RICARDO, S. M. Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7934186/mod_folder/content/0/Marcuschi%20(2010)%20Da%20fala%20para%20a%20escrita.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 1 fev. 2024.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e escrita. Signótica, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 119–146, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/7396. Acesso em: 11 fev. 2023.

PEREIRA, M. C. C. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, Edição Especial n. 2, p. 143-157, 2014.

PERLIN, G. Identidades Surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

PERLIN, G. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5880/000521539.pdf. Acesso em: 22 de out.2022.

QUADROS, R. M. As categorias vazias pronominais: uma análise alternativa com base na LIBRAS e reflexos no processo de aquisição. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do RS. Porto Alegre. 1995.

QUADROS, R. M. Aquisição da linguagem. In: QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 27-105.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, R. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, R. M.; SHIMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

QUADROS, R. M. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso: 2017.

QUADRO, R. M. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.

RESENDE, P. Política de inclusão. O Globo, Rio de Janeiro, 29 de março de 2011. Disponível em:http://oglobo.globo.com/rio/leia-artigo-da-pedagoga-patriciarezende-sobre-politica-de-inclusao 2804129. Acesso em 21 de out.2014.

SACKS, O. Vendo Vozes: uma Viagem ao Mundo dos Surdos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

SALLES, H. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica, vol. 1 e 2. Brasília: MEC, 2002.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2021.

SILVA, L. R. Metodologia para a construção do léxico de gestos: um estudo de caso de museu virtual em uma comunidade surda. 2013.65f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em:

http://hdl.handle.net/1884/34788. Acesso em: 10 dez.2022.

SILVA, T. S. A. A aquisição da escrita pela criança surda desde à educação infantil. 2008. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/19062. Acesso em: 2 set.2022.

SOUZA, R. A. Ensino de português como L2 a surdos – proposta de roteiro gramatical e sua aplicabilidade. 2018. 331 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34635. Acesso em 19 jan. 2023.

SOUZA, S. L. Dialogando, desnormatizando e (re)existindo em espaços superdiversos: a escrita indígena em contexto universitário, 2022. (no prelo).

SOUZA, S. L.; FRANÇA, S. M. C. A formação do tradutor-intérprete do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Acre (UFAC) em perspectiva e questões identitárias. Revista de Letras Norteamentos, Estudos Linguísticos, Sinop, v. 16, n. 45, p. 34-51, jul/dez de 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/issue/view/631. Acesso em 10 de outubro de 2023.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

STROBEL, K. História da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras-Libras na modalidade a distância Florianópolis, 2009.

STUMPF, M. R. Mudanças estruturais para uma inclusão ética. In: QUADROS, R. M. de. (Org.). Estudos Surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008.

VARGAS, V. G. L.; SOUZA, S. L. O (des)pertencimento dos sujeitos surdos no ambiente escolar “ouvinte”: identidades, discursos de minorização e resistências. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 2, p. 889–903, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4018. Acesso em: 20 jan. 2323.

Published

2024-03-08

How to Cite

SOUZA, Shelton Lima de; BARROS, Ana Carolina Ferreira de.
Production of meaning in the writing of portuguese language a deaf student from high schoo
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 24, p. 01–21, 8 Mar. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/23157. Acesso em: 6 nov. 2024.