O ENSINO DE VOCABULÁRIO NA SALA DE AULA: reflexões e práticas para a produção de textos na educação básica
Keywords:
Vocabulário, Leitura e produção textual, EnsinoAbstract
Este texto é um conjunto de reflexões sobre o ensino de vocabulário e sua importância para a produção e coesão do texto. Parte-se do pressuposto que o conhecimento do vocabulário e seu funcionamento são importantes para a construção de textos adequados e que funcionam
em nossa sociedade. Nesse sentido, serão tecidas algumas considerações sobre o ensino de vocábulo nas escolas do Brasil, bem como o ensino de leitura e produção textual nas aulas de língua portuguesa e o lugar do dicionário na aquisição do conhecimento linguístico. Por fim, serão apresentadas atividades que levam em consideração a reflexão do ensino de vocábulo contextualizado, que resulta, nessa perspectiva, na habilidade de produção e leitura de textos. Nessa perspectiva, parte-se dos pressupostos colocados por Antunes (2012) e Xatara et al. (2011), que, em suas pesquisas, alinham conhecimento lexicográfico e produção textual. Busca-se um reconhecimento da importância do conhecimento lexical para o ensino de língua portuguesa.
Palavras-chave: Vocabulário. Leitura e produção textual. Ensino.
Abstract
This text is a set of reflections about the teaching of vocabulary and its importance to the production and cohesion of a text. We assume that knowledge of vocabulary and its operation are important for the construction of appropriated texts that work in our society. In this sense, we will make some considerations about the teaching of words in schools in Brazil, as well as the teaching of reading and textual production in Portuguese language classes and the place of the dictionary in the acquisition of linguistic knowledge. Finally, we will present activities that consider the reflection of contextualized teaching of vocabulary, which results, in this perspective, on the ability of producing and reading texts. In this perspective, we consider the works of Antunes (2012) and Xatara et al. (2011), which, in their research, they align lexicographical knowledge and textual production. With this paper, we aim the recognition of the importance of lexical knowledge to the teaching of Portuguese language.
Keywords: Vocabulary. Reading and textual production. Teaching.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.