JOÃO DO RIO E OS ESCANINHOS DA CIDADE: ASPECTOS DA COLUNA CINEMATÓGRAFO
Palabras clave:
Reforma urbana, Exposição, Crise social, Primeira República.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo detectar elementos relativos às crônicas da coluna intitulada Cinematógrafo, assinada por João do Rio e publicada a partir de 1907 no jornal Gazeta de Notícias e também publicada em livro em 1909. Nessas crônicas identificam-se recortes que remetem o leitor aos ambientes requintados dos pavilhões da Exposição Nacional Comemorativa do Primeiro Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao tempo em que promovem uma viagem aos antros de degradação e violência decorrentes de um projeto de reforma urbana que não contempla as populações excluídas para áreas distantes da zona de interesse de capitalistas e investidores. Nesse sentido, essa coletânea de crônicas estabelece a possibilidade de um olhar que se mostra crítico ao evidenciar o abismo dos diferentes espaços da opulência e da miséria.Descargas
Citas
BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
CAMILOTTI, Virgínia Celia. João do Rio: ideias sem lugar. Uberlândia: Edufu, 2008.
JOBIM, Danton. Espírito do jornalismo: o fenômeno do jornalismo na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.
GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio: vielas do vício, ruas da graça. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.
MAGALHÃES JR., R. A vida vertiginosa de João do Rio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano. Porto Alegre. Porto Alegre: Editora Universidade, UFRGS, 1999.
SEVCEENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.