UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES
Palabras clave:
Lima Barreto. Orson Welles. Edward Said. Representações do intelectual. Exílio metafísico.Resumen
O ensaio propõe uma análise comparativa entre o escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922) e o cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) quanto à noção do exílio metafísico que é proposta por Said (2005). O objetivo do trabalho é analisar o caráter dissonante das posturas tanto de Barreto quanto de Welles quando do lançamento de suas primeiras obras de impacto em seus respectivos campos de trabalho, a saber, o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e o filme Cidadão Kane [Citizen Kane] (1941). De certo modo, tanto o romancista quanto o diretor de cinema, ao lançarem as obras supracitadas, atacaram figuras públicas extremamente poderosas de seu tempo, como o jornalista Edmundo Bittencourt, dono do jornal Correio da Manhã, no caso de Lima Barreto, e o jornalista e magnata das telecomunicações William Randolph Hearst, no caso de Orson Welles. A partir das concepções de Edward Said (2005) acerca do conceito de exílio metafísico e amadorismo, discute-se, portanto, o caráter “suicida” tanto de Barreto quanto de Welles ao buscarem afirmar sua natureza de intelectuais combativos.
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Citas
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