UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES

Autores/as

  • Dirlenvalder do Nascimento Loyolla Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palabras clave:

Lima Barreto. Orson Welles. Edward Said. Representações do intelectual. Exílio metafísico.

Resumen

O ensaio propõe uma análise comparativa entre o escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922) e o cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) quanto à noção do exílio metafísico que é proposta por Said (2005). O objetivo do trabalho é analisar o caráter dissonante das posturas tanto de Barreto quanto de Welles quando do lançamento de suas primeiras obras de impacto em seus respectivos campos de trabalho, a saber, o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e o filme Cidadão Kane [Citizen Kane] (1941). De certo modo, tanto o romancista quanto o diretor de cinema, ao lançarem as obras supracitadas, atacaram figuras públicas extremamente poderosas de seu tempo, como o jornalista Edmundo Bittencourt, dono do jornal Correio da Manhã, no caso de Lima Barreto, e o jornalista e magnata das telecomunicações William Randolph Hearst, no caso de Orson Welles. A partir das concepções de Edward Said (2005) acerca do conceito de exílio metafísico e amadorismo, discute-se, portanto, o caráter “suicida” tanto de Barreto quanto de Welles ao buscarem afirmar sua natureza de intelectuais combativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dirlenvalder do Nascimento Loyolla, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Literatura e Práticas Sociais. Professor da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Citas

BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

BARRETO, Lima. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004, v. 1.

BARRETO, Lima. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004, v. 2.

BRANCO, Neyde Figueira. Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras, de Orson Welles. São Paulo: USP, 2018. (Tese de Doutorado)

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. A. (Orgs.) Presença da literatura brasileira. Do Romantismo ao Simbolismo. 6. ed. São Paulo: DIFEL, 1976.

CUNHA, Valdeci da Silva; VAZ, Matheus Machado. F de falar de si: notas sobre a produção cinematográfica de Orson Welles. Cordis. História e Cinema. São Paulo, n. 15, jul/dez. 2015, p. 155-174.

MOLINA, Matías M. O outro Cidadão Kane. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/o-outro-cidadao-kane/>. Acesso em: 08 out. 2019.

ROSENTHAL, David Alejando. The Citizen Kane: William Randolph Hearst e Charles Foster Kane. Disponível em: <https://www.urosario.edu.co/Revista-Nova-Et-Vetera/Cultura/El-Ciudadano-Kane-William-Randolph-Hearst-Charl/>. Acesso em: 08 out. 2019.

SAID, Edward. Representações do intelectual. As conferências Reith de 1993. Trad.: Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SCHWARCZ, Lilia. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.

STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

THOMSON, David. Orson Welles: the most glorious film failure of them all. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2009/oct/22/orson-welles-citizen-kane>. Acesso em: 08 out. 2019.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

LOYOLLA, Dirlenvalder do Nascimento.
UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 214–229, 18 dic. 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12520. Acesso em: 6 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaio