A INTERMINÁVEL PEREGRINAÇÃO: A ESCRITA REVOLUCIONÁRIA DE OSMAN LINS
Palabras clave:
Osman Lins, Avolovara, A rainha dos cárceres da Grécia, metaficcionalidade, escrita revolucionária.Resumen
Este trabalho é uma tentativa de falar do político em Osman Lins, escritor que sempre se declarou contra o engajamento, considerando-o algo limitador, e que pelo contrário sempre se posicionou a favor da palavra, do estético, do ornamento. Tal ideia sempre esteve alegoricamente posta em seu texto: ”Minha vida inteira concentra-se em torno de um ato: buscar, sabendo ou não o quê. Assemelham-se um pouco às de um desmemoriado minhas relações com o mundo. Caço hoje um texto e estou convencido de que todo o segredo da minha passagem pelo mundo liga-se a isto. O texto que devo encontrar (onde está impresso ou se me cabe escrevê-lo, não sei) assemelha-se ao nome de uma cidade: seu alcance ultrapassa-o – como um nome de cidade -, significando, na sua concisão, um ser real e seu evoluir. E as vias que nele se cruzam, sendo ainda capaz de permanecer quando tal ser e seus caminhos estejam sepultados”, como escreve ele no fragmento 9 da linha narrativa R, do romance Avalovara. Assim, o político assume, em Lins, esse papel de acender no leitor a força poderosa da palavra, aquela que para ele é capaz de trazer de volta o perdido, o encoberto, o que já não mais existe. Por esse motivo sua escrita vem aqui considerada uma escrita absolutamente revolucionária.
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Citas
BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio: Zahar, 1998.
LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
LINS, Osman. Evangelho na taba: problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1979.
LINS, Osman. Nove, Novena. São Paulo: Martins Ed., 1966.
LINS, Osman. Guerra sem testemunhas. São Paulo: Martins Ed. 1969.
RANCIÉRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio: Editora 34, 1995.
SZYMBORSKA, Wislawa. Paisagem com grão de areia. Lisboa: Relógio d’água, 1996.
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