O CONTO COMO FORMA DE DUAS NARRATIVAS NA COLETÂNEA TORTURAS DE AMOR
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.10Palabras clave:
Narrativa implícita, Torturas de amor, Gênero contoResumen
Deparar-se com os contos presentes em Torturas de amor, coletânea de textos escritos por escritores nordestinos, baseados no gênero musical Brega e organizada por Bruno Gaudêncio, é encontrar diversos universos líricos, com representações distintas de amor. As narrativas aqui tomadas, a saber, “É impossível acreditar que perdi você”, de Roberto Menezes e “Eu hoje quebro essa mesa”, de Bráulio Tavares, no entanto, não são analisadas, ao menos prioritariamente, à luz desse fecundo campo temático que é o amor. Ler tais narrativas, por mais que sejam atrativas pelo conteúdo catártico, possibilita também o contato com a forma conto, considerando o texto como processo e como estrutura, sem, é claro, desconsiderar o conteúdo, entendendo-os de maneira articulada (cf. EAGLETON, 2011, p. 46). Desse modo, uma das possibilidades de abordagem da configuração formal do conto é a que propõe Piglia (2004), acerca de, no conto, haver a coexistência de duas narrativas, uma explícita e outra mais implícita, mas ambas de grande valia para a compreensão do gênero. Os contos aqui abordados apresentam, a partir de suas propostas, a estrutura defendida por Piglia (2004). Assim, o objetivo deste estudo é analisar as duas narrativas apontadas pelo teórico citado em dois contos da coletânea Torturas de amor, que chegou ao mercado editorial em 2019 para somar à vasta produção contemporânea de contos. Daí a importância de ser tomada como objeto de estudos literários.
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