LETRAMENTO CRÍTICO CULTURAL, LEITURA DE MUNDO E FORMAÇÃO DA CIDADANIA
proposta didático-metodológicas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.14Palabras clave:
Letramento crítico cultural, Leitura de mundo, Formação de Cidadania, Propostas didático-metodológica.Resumen
Objetivo do artigo é demonstrar a contribuição da teoria crítica cultural para constituição de um letramento de caráter crítico cultural para a formação da cidadania. Essa pesquisa foi desenvolvida no contexto da pandemia do Covid-19 em aulas remotas e a metodologia empregada foi bibliográfica, explicativa e descritiva de abordagem qualitativa, para embasar a noção do letramento, utilizou-se os trabalhos de: (STREET, 2003); (KLEIMAN,1995); (SOARES, 2002); (ROJO, 2009), já no âmbito da Crítica cultural: (SANTOS, 2016); (VIEIRA, 2016); (SEIDEL, 2008); (RICHARD, 2002). Na proposta didático-metodológica foram esquematizados roteiros de estudos e diários de bordo. Os estudos que abordam os letramentos e a crítica cultural estão relacionados a um projeto de emancipação do sujeito. Entre as principais contribuições do referencial, destaca-se a construção de um conceito para o letramento crítico cultural. Participaram das aulas remotas, quinze (15) estudantes e dez (10) fizeram o diário de bordo. A teoria Crítica Cultural aplicada nos encontros remotos tem mostrado como resultado uma proposta promissora para se pensar no projeto humano de emancipação, pois durante os encontros e anotações colhidas dos diários de bordo foram comprovadas ações como: protagonismo juvenil envolvidos no ato de reconhecimento das fragilidades locais e dos poderes locais, de falar em nome das minorias e de se posicionar pelo reconhecimento de valores universais, como ética, liberdade, democracia e justiça social. Esses resultados de mediação e intervenção crítico cultural abre caminhos para a formação da cidadania e formação de leitor crítico do mundo.
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