Correlação entre ortografia e percepção de consoantes oclusivas do português: o caso de alunos que têm o emakhuwa como L1
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441.v7n20.2022.24Palabras clave:
Percepção, Ortografia, Segunda língua, Língua materna.Resumen
No presente artigo, com base no teste não paramétrico de Spearman, propusemo-nos a verificar as eventuais correlações entre conhecimento fonológico ao nível perceptual-auditivo e ortográfico no domínio de consoantes oclusivas. Partimos dos pressupostos de que os dados da escrita revelam conhecimento fonológico acerca do sistema linguístico (KATO, 1997; ABAURRE, 1991). Estão envolvidos no estudo 20 alunos moçambicanos que têm Emakhuwa como língua materna (L1) e Português como segunda língua (L2) e fazem parte do grupo experimental. Foi também criado outro grupo de controle de 20 alunos moçambicanos que têm o Português como L1. Para a coleta de dados de percepção da fala foi usado um teste para identificação de contrastes fonológicos do Português na posição de Onset silábico. Para a coleta de dados da escrita foi usado um ditado de imagens. Como resultado, verificou-se, ao nível da classe oclusiva, a falta de correlações entre percepção e ortografia no grupo experimental, assim como no grupo de controle. No interior da classe oclusiva foi observada uma correlação fraca a moderada no traço [+ voz] ao nível do grupo experimental e nenhuma correlação no grupo de controle. O estudo concluiu que o avanço da escolarização, provavelmente, tenha sido responsável pela falta de correlações entre ortografia e percepção, ao nível do grupo experimental, assim como no grupo de controle.
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