MULTICULTURALISMO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA: TEMPOS DE APRENDIZAGENS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS
Resumo
As discussões que envolvem os estágios supervisionados dos cursos de graduação de licenciatura estão situadas no campo da formação docente, área do conhecimento que se ocupa com estudos e investigações do desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, o objetivo deste ensaio é refletir sobre as práticas docentes no âmbito dos estágios supervisionados do curso de Letras/Libras da UFRN a partir da vivência como professores do curso. Utilizou-se como método a pesquisa investigativa tendo por base a pesquisa bibliográfica de abordagem crítico-dialética. O ensaio evidenciou como resultados que o desenvolvimento profissional dos estudantes do curso de Letras/Libras da UFRN é marcado por rupturas e contradições dentro de um contexto de processo relacional e ativo, realizado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores (professores das disciplinas e o professor preceptor do local do estágio). Os desafios que se colocam são muitos, mas a formação docente no curso de Letras/Libras fortalece o reconhecimento das especificidades de aprendizagem do alunado surdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.