O ENSINO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CATALÃO-GO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.20Palavras-chave:
Léxico, Livro didático, EnsinoResumo
Nesta pesquisa, analisam-se duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa – uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio – utilizados em uma escola pública de Catalão-GO, a fim de compreender qual o lugar dedicado ao léxico. Para tanto, realizou-se a quantificação e análise das atividades lexicais neles presentes, verificando-se os conteúdos lexicais abordados, a sua gradação – do mais simples para o mais complexo (DIAS, 2004) e se elas estão em consonância com os documentos oficiais nacionais. Realizou-se também o cotejo temático entre as atividades das coleções. Os estudos de Biderman (2001), Villalva e Silvestre (2014), Antunes (2012), Correia (2011) e Liska (2018) serviram de referencial teórico sobre o léxico, seu ensino e a ampliação lexical. Observou-se que o espaço dedicado ao léxico no Ensino Fundamental é maior que no Ensino Médio e, consequentemente, há mais possibilidades de ampliação lexical naquele, pois existem mais atividades e aspectos lexicais abordados.
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