ERICO VERISSIMO E ALBERT CAMUS: diálogos intertextuais entre Noite e O estrangeiro
Palavras-chave:
Intertextualidade, Literatura comparada, Diálogo, Erico Verissimo, Albert CamusResumo
Exame de um conjunto de relações intertextuais entre a novela Noite (1954), escrita pelo ficcionista gaúcho Erico Verissimo, e o romance O estrangeiro (1942), redigido pelo escritor franco-argelino Albert Camus. No centro do exercício comparado está uma proposta de atualização da leitura da narrativa de Verissimo pelo texto de Camus. São três paralelos estabelecidos: em primeiro lugar, a caracterização dos protagonistas – Desconhecido e Mersault – como estrangeiros; em segundo, a funcionalidade dos espaços ficcionais; e, por fim, a conduta de duas personagens secundárias – Mestre e Raymond. No âmbito desta reflexão, sustentamos uma abordagem comparatista que transcenda as fronteiras textuais, atingindo o campo da interculturalidade.
Palavras-chave: Intertextualidade. Literatura comparada. Diálogo. Erico Verissimo. Albert Camus.
Abstract
Examination of a set of intertextual relations between the novel Night (1954), written by the gaucho fictionist Erico Verissimo, and the novel The stranger (1942), composed by the French-Algerian writer Albert Camus. In the center of the compared exercise lies a proposal to update the reading of Verissimo’s narrative by the text of Camus. There are three established parallels: first of all, the characterization of the protagonists – Unknown and Meursault – as foreigners; in second, the functionality of the fictional spaces; and, finally, the conduct of two secondary characters – Master and Raymond. In the scope of this reflection, we sustain a comparative approach that transcends the textual borders, reaching the field of interculturality.
Keywords: Intertextuality. Comparative literature. Dialogue. Erico Verissimo. Albert Camus.
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