Políticas de ações afirmativas para a educação básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.15

Parole chiave:

ações afirmativas, desigualdade, desigualdade educacional, educação básica, políticas públicas

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar como as políticas de ações afirmativas contribuem para a redução da desigualdade educacional brasileira e como se refletem. Com isso, busca-se ponderar sobre as políticas de promoção da inclusão (social, econômica, educacional e dos portadores de necessidades especiais) e da diversidade humana (étnico-racial, religiosa e de gênero) na educação escolar, após sua implementação a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Para melhor compreender como as instituições políticas extrativistas legitimam, justificam e estruturam
as desigualdades econômicas, sociais e educacionais fundamenta-se em Piketty (2004, 2012), Souza (2018),
Acemoglu e Robinson (2012) e Reinert (2016). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. O resultado principal demonstrou que o baixo nível de desempenho escolar, apontado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, é uma consequência direto/indireta da desigualdade educacional que afeta, principalmente, os estudantes das escolas públicas e alunos oriundos de famílias mais vulneráveis. Conclui-se que, na educação, as políticas de ações afirmativas são fundamentais na promoção da justiça educacional, social e desenvolvimento humano. Mas para isso é fundamental garantir a melhoria dos serviços públicos e uma educação escolar que assegure os padrões mínimos de qualidade e equidade, e que proporcione acesso, permanência e sucesso dos estudantes durante a trajetória na educação básica.  

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

Riferimenti bibliografici

ACEMOGLU, Daron; ROBINSON, James. Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza. Tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ALMEIDA, Frederico Alves; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades no interior da escola: a formação da turma dos repetentes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 109-131, jan./abr. 2021.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v.4, n.7, p. 49-81, jan./ jun. 2016.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia Pereira. Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.48, n.169, p. 1-39, jul./ sep. 2018.

ANDRADE, Marcia; FRANCO, Creso; CARVALHO, João Pitombeira. Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 27, p. 77-95, jan./jun. 2003.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 out. 2022.

BRASIL Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 03 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm Acesso em: 03 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 03 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 03 out. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2018. Versão final. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 out. 2022.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean - Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Beirão. Petrópolis: Vozes, 2009.

CAPRARA, Bernardo Mattes. Condição de classe e desempenho educacional no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.45, n.4, p. 1-28, 2020.

CARVALHO, Igor Leandro Alves; SANTOS, José Jefferson Aguiar; CHRISPINO, Álvaro. Sucesso e fracasso no ensino fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 136-161, jan./mar. 2020.

FRANÇA, Marco Túlio Aniceto; GONÇALVES, Flávio de Oliveira. Provisão pública e privada de educação fundamental: diferenças de qualidade medidas por meio de prospensity score. Economia Aplicada, São Paulo, v. 14, n.4, p. 373–390, 2010.

GONÇALVES, Flávio Oliveira; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003. Ensaio: avaliação políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 639–662 out./dez. 2008.

JÚNIOR, João Feres et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.

PIKETTY, Thomas. O capital do século XXI. Tradução de Monica Baumgarten de Bolle. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

PIKETTY, Thomas. Capital e ideologia. Tradução de Maria de Fátima Olivado Couto, Dorothée de Bruchard. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intríseca, 2020.

REINERT, Erik S. Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres. Tradução de Caetano Penna. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Tereza Gonzaga. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de Educação Básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 147–165, jan./jun. 2003.

SOARES, José Francisco; DELGADO, Victor Maia Senna. Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 754–780, set./dez. 2016.

SOUZA, Pedro Herculano Guimarães Ferreira. Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013. 1ª ed. São Paulo: Huncitec: Anpocs, 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-08-13

Come citare

GUSMÃO, Fábio Alexandre Ferreira.
Políticas de ações afirmativas para a educação básica
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 13 ago. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20078. Acesso em: 6 ott. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos