A INDISCIPLINA NA UNIDADE ESCOLAR BÁSICA DOM JAIME CÂMARA
Palavras-chave:
Indisciplina. Ensino. Práticas pedagógicas. Apoio familiar.Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender a temática da indisciplina na “Unidade Escolar Básica Dom Jaime Câmara”, em Santa Quitéria do Maranhão, abordando a visão dos professores, mas também o olhar da família e do aluno. O intuito é diagnosticar os desafios em torno da indisciplina escolar, visando discutir motivos e estratégias capazes de minimizar o problema da indisciplina em sala de aula. Para tanto, inicialmente apresentaremos o campo conceitual da temática da indisciplina escolar, evidenciando-a como uma das maiores dificuldades do trabalho pedagógico que, contudo, pode ser contornada com medidas eficazes interligadas ao trabalho docente e ao envolvimento da família. Assim, em sentido teórico visamos compreender os indicadores da indisciplina para analisarmos, na prática, a indisciplina em sala de aula por meio da pesquisa de campo. No processo de pesquisa utilizamos a metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas com o objetivo de fazer um estudo exploratório a respeito da relação entre o comportamento e o desempenho dos alunos.
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