A INDISCIPLINA NA UNIDADE ESCOLAR BÁSICA DOM JAIME CÂMARA
Parole chiave:
Indisciplina. Ensino. Práticas pedagógicas. Apoio familiar.Abstract
Este trabalho teve como objetivo compreender a temática da indisciplina na “Unidade Escolar Básica Dom Jaime Câmara”, em Santa Quitéria do Maranhão, abordando a visão dos professores, mas também o olhar da família e do aluno. O intuito é diagnosticar os desafios em torno da indisciplina escolar, visando discutir motivos e estratégias capazes de minimizar o problema da indisciplina em sala de aula. Para tanto, inicialmente apresentaremos o campo conceitual da temática da indisciplina escolar, evidenciando-a como uma das maiores dificuldades do trabalho pedagógico que, contudo, pode ser contornada com medidas eficazes interligadas ao trabalho docente e ao envolvimento da família. Assim, em sentido teórico visamos compreender os indicadores da indisciplina para analisarmos, na prática, a indisciplina em sala de aula por meio da pesquisa de campo. No processo de pesquisa utilizamos a metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas com o objetivo de fazer um estudo exploratório a respeito da relação entre o comportamento e o desempenho dos alunos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Cândida Maria Santos Daltro. (In) Disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar / Cândida Maria Santos Daltro Alves. - Ilhéus, BA: Editus, 2006.
ANTUNES, C. Novas Maneiras de Ensinar - Novas Formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, pg.38, 2002.
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo, Summus, 1996.
______. Indisciplina: o Contraponto das escolas democráticas. São Paulo, Ed. Moderna, 2003.
______. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.
______. Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.664-692 jul./set. 2016.
D'ANTOLA, Arlete (org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.
ENGUITA, Mariano F. A Face Oculta da Escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, pg.158,1989.
ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 3. ed. Porto: LDA, p. 17,1992.
__________. Valores e normatividade do professor na sala de aula. Revista de Educação, Lisboa: v. 5, n. 1, p.65, jun.1995.
ECHELLI, Simone D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 199-213, ago./dez. 2008
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda - Novo Dicionário da língua portuguesa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 595, 1986.
_________. Novo Aurélio XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3ª ed. Totalmente revista e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42.ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pg.59.60, 2005.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 6ª ed. São Paulo: Moraes, p.32,1980.
GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 103, jan./abr. 1999.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
PRADO, Danda. O que é família. São Paulo: Brasiliense, 1981.
SANTOS, Claudevone Ferreira dos. NUNES, Marinildes Figueredo. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá – Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 14–23, jan – jun 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, p.17, 1996.
__________. Para onde vai o Professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10. Ed. São Paulo: Libertad, pg.58, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 PATRÍCIA NUNES CARVALHO, LAURA ROSA COSTA OLIVEIRA, THIAGO PEREIRA LIMA, RUTH APARECIDA VIANA DA SILVA
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.