GÊNEROS DIGITAIS
multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura
Palavras-chave:
Gêneros digitais. Multiletramentos. Música. Poemas visuais/virtuais.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino dos gêneros música e poemas visuais/virtuais contribui com o processo de multiletramentos dos alunos da Educação Básica. Considerando que o letramento literário, assim como os multiletramentos, são fatores imprescindíveis para a formação de alunos-leitores críticos e éticos, faz-se necessária a implementação do ensino literário desde os primeiros anos de escolarização, pois assim o aluno durante toda sua formação escolar conhecerá a importância do texto literário em sua vida. Conforme Cosson (2009) o letramento literário faz com que o aluno tenha domínio das práticas de leituras dos textos literários, garantindo que o aluno-leitor consiga estabelecer sentidos, relacionados à realidade sócio-cultural. O texto literário tem o poder de associar a realidade ao imaginário. Dessa forma, a questão a ser respondida com a pesquisa é: Quais possíveis estratégias de leitura dos gêneros música e poemas visuais/virtuais podem ser usadas no ensino desses gêneros na Educação Básica? Esta pesquisa é fruto de um projeto de extensão intitulado Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: gêneros discursivos impressos e digitais. Os textos analisados foram retirados dos sites https://arararevista.com/a-poesia-visual-de-fabio-bahia/, https://m.letras.mus.br/ e https://youtu.be/DwVc0G3IKU4.essaltamos que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de uma pesquisa maior, na qual temos um relato de experiência sobre oficinas realizadas na Educação Básica, mas por questão de espaço, aqui apresentamos apenas a análise de textos, enquanto possibilidade de estratégias de leitura e de produção textual. Como aporte teórico da pesquisa, utilizamos Bakhtin (2016); Cosson (2009, 2017); Candido (2011); Rojo (2019); dentre outros autores. Como resultados, destacamos a importância do ensino de gêneros digitais na educação básica, a partir de estratégias que desenvolvam o letramento literário e digital. Destacamos também a importância de estratégias de leitura do texto literário que contemplem o poder humanizador da literatura, e as relações dialógicas constitutivas dos sentidos.
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