“A VOZ QUE TODOS DEVEM OUVIR”

Parnaíba - PI nas ondas do rádio nos tempos de Vargas

Autores/as

  • Mary Angélica Costa TOURINHO Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Luciane Moreira Andrade de LIMA Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Resumen

O presente artigo trata sobre a chegada da radiodifusão em Parnaíba e a relação desse empreendimento - entre as décadas de 1940 e 1950 - com ações desenvolvidas pelo governo de Getúlio Vargas, que estendeu ações e legitimações de seus projetos, utilizando-se de diversos meios propagandísticos, a exemplo do rádio. Tendo como principal fonte de análise o Almanaque da Parnaíba, observa-se o processo de inserção e usos que se disseminaram com a chegada da Rádio Educadora e mudanças perceptíveis que se processaram no cotidiano da cidade. As influências que demarcaram a presença de um projeto nacionalista, bem como os usos específicos que a caracterizavam como uma rádio local.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mary Angélica Costa TOURINHO, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutora em História Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), tem graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí, da graduação e do Mestrado Profissional em História (PROFHISTORIA). Tem experiência na área de História, com ênfase em Contemporaneidade, Educação, Gênero, Ensino e Teoria. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Política História, identidades, cultura e Contemporaneidade (LAPHIC), com a linha de pesquisa Culturas e Identidades Contemporâneas- GECIC.

Luciane Moreira Andrade de LIMA, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Especialização em Metodologia o Ensino de História pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina. Foi supervisora do projeto de extensão PIBID: Ética e pluralidade cultural: docência, escola e cidadania, em 2016. Atualmente é professor efetivo do GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ - SEDUC - PI. Tem experiência com ensino fundamental e médio na área de História. Atuou como preceptora do programa Residência Pedagógica nos anos 2018 e 2019. Mestra pelo Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Piauí (2022).

Citas

AZEVEDO, Fernanda Monteiro de. Alternativas de negócios para as gravadoras na era das tecnologias digitais / Fernanda Monteiro de Azevedo. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 2006.

BERMAN, Mashall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia de Letras, 1986.

Coleção das Leis da República dos Estados Unidos do Brasil de 1938. 1938 – v. 1. Decretos Leis (janeiro a março). Cap. XVII – das empresas jornalísticas,

Coletivo Brasil de Comunicação Social. Vozes da Democracia: histórias da comunicação na redemocratização do Brasil. -- São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Intervozes, 2006.

CULTURA Política. Revista mensal de estudos brasileiros. Ano 1. n. 2. Rio de Janeiro: abril de 1941.

FERREIRA, Francisco Lopes. Entrevista concedida a pesquisadora Luciane Moreira Andrade de Lima em 12 de Julho de 2010.

Jornal Inovação. Parnaíba, Janeiro de 1978.

Jornal Inovação. Parnaíba, Março de 1980.

LIMA, Elys Regina de Oliveira. Impactos da modernidade: Parnaíba no início do século XX. In: NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa, et al (org.). Fragmentos históricos – experiências de pesquisa no Piauí. Piauí: Parnaíba: Sieart, 2005.

LOPES, Jaime Lins Solano. Entrevista concedida a pesquisadora Luciane Moreira Andrade de Lima em 15 de Maio de 2010.

LIMA, Nilsângela Cardoso. Invisíveis asas das ondas ZYQ – 3: a Rádio difusora de Teresina na década de 1950. In: Nascimento, Francisco de Assis de Sousa. F.C. Fernandes Santiago Jr. Radio: encruzilhada da história: radio e memória. Recife: Bagaço, 2006.

MARKMAN, Rejane. Música e simbolização – Manguebeat: contracultura em versão cabocla. São Paulo: Annablume, 2007.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira – Cultura brasileira e Indústria Cultural. São Paulo: Brasiliense,1987.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. Summus Editorial, 1985.

PROST, Antoine. Transições e interferências. In: História da Vida Privada: da Primeira Guerra aos nossos dias. São Paulo. Companhia de Letras, 2009.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SILVA, José Bernardo Pereira da. Entrevista concedida a pesquisadora Luciane Moreira Andrade de Lima em 03 de Junho de 2010.

SOLON, Daniel Vasconcelos. Novos sons se espalham por Teresina: os alto-falantes e o processo de modernização da cidade(1939-1952). In: Nascimento, Francisco de Assis de Sousa. F.C. Fernandes Santiago Jr. Radio: encruzilhada da história: radio e memória. Recife: Bagaço, 2006.

SOUSA, Cleto Sandys Nascimento de. História e Memória da Rádio Educadora de Parnaíba. In: NASCIMENTO, Francisco de Assis de Sousa, et AL (org.). Fragmentos históricos – experiências de pesquisa no Piauí. Parnaíba, PI: Sieart, 2005.

JAMBEIRO Othon ... [et al.] Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação. Salvador: EDUFBA, 2004.

LIMA, Nilsângela Cardoso. Rádio e identidades nacionais: possibilidades e limites do poder político e cultural do veículo In: 90 anos do rádio no Brasil. Uberlândia; EDUFU: 2016

KENARD, Kruel. Chagas Rodrigues: grandes vultos que honraram o Senado / Kenard Kruel. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 412 p.: il. – (Grandes vultos que honraram o Senado)

SOLON, Daniel Vasconcelos. Novos sons se espalham por Teresina: os alto-falantes e o processo de modernização da cidade (1939-1952). In.: Francisco Alcides do Nascimento; F. C. Fernandes Santiago Jr. Rádio: encruzilhadas da história: rádio e memória. Recife: Bagaço, 2006.

Sousa, Cleto Sandys Nascimento de. O Rádio como sotaque piauiense: História e memória da Rádio Educadora de Parnaíba em meados do século XX. / Cleto Sandys Nascimento de Sousa. – Teresina, PI, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. “A produção social da identidade e da diferença”. _____ (org.). Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

SIQUEIRA, Magno Bissoli. Samba e identidade nacional: das origens à era Vargas. São Paulo:

Unesp, 2012.

VICENTE, Eduardo; DE MARCHI, Leonardo; GAMBARO, Daniel. O rádio musical no Brasil: elementos para um debate. In: Estudos radiofônicos no Brasil: 25 anos do grupo de pesquisa rádio e mídia sonora da Intercom [S.l: s.n.], p. 530 , 2016.Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002790857.pdf. Acessado em 07 de ago. 2020.

Blogs

Portal Costa Norte. Blog Pos. Disponível em: https://portalcostanorte.com/eliziario-por-vitor-de-athayde-couto/

Periódicos

A Flâmula, Parnaíba, 1936

Publicado

2023-01-03

Cómo citar

TOURINHO, Mary Angélica Costa; LIMA, Luciane Moreira Andrade de.
“A VOZ QUE TODOS DEVEM OUVIR”: Parnaíba - PI nas ondas do rádio nos tempos de Vargas
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 4, n. 7, p. 22–45, 3 ene. 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/19685. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos