GESTAO ESCOLAR: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem em Milagres do Maranhão
Mots-clés :
Família. Gestão Escolar. Gestão Democrática.Résumé
O presente estudo versa sobre a gestão escolar: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino - aprendizagem em Milagres do Maranhão. Objetivando analisar a efetivação e atuação dos mecanismos de participação da comunidade escolar, de forma a verificar as metodologias de atuação no processo ensino-aprendizagem e como estas podem refletir em uma efetiva participação da comunidade no processo educacional. A gestão escolar engloba as incumbências que as unidades escolares possuem como elaborar e executar a proposta pedagógica, administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros. O modelo de gestão democrática e participativa valoriza a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, construindo os objetivos de forma coletiva. Na gestão democrática o gestor continua sendo o principal responsável pela escola, no entanto, ele divide suas responsabilidades com a comunidade, professores, coordenadores e supervisores. A metodologia deste trabalho é de caráter bibliográfico e de campo. O instrumento utilizado foi a entrevista com diretor, professores e pais. O resultado aponta uma gestão democrática e participativa onde todos os envolvidos participam nas tomadas de decisões. Portanto, quanto mais os pais e a escola estiverem envolvidos, se tornando verdadeiros parceiros, e ambos colaborarem na educação escolar de seus filhos, existirá, uma maior competência para o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos alunos.
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