ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
a importância e as dificuldades vivenciadas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química
Abstract
O Estágio Supervisionado é obrigatório nos cursos de licenciatura e constitui uma ferramenta essencial na formação de professores. É importante também para a construção de uma identidade docente competente e autônoma para a mediação do conhecimento. Entretanto, é nesta etapa que surgem os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos licenciando que vivenciam o cotidiano da sala de aula o qual reflete diretamente no desempenho do licenciando. Portanto, esta pesquisa de caráter qualitativo, tem o objetivo de compreender a importância do estágio supervisionado na formação docente, avaliar a correlação entre a formação docente e o estágio, elencar as dificuldades encontradas durante o estágio, e consequentemente, compreender de que maneira as adversidades podem afetar o desempenho profissional dos docentes. A pesquisa foi realizada com discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química – UFMA/São Bernardo- que já concluíram as etapas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado com 12 perguntas a partir das quais fez-se a análise qualitativa. Os dados demonstram que dificuldades como o déficit de atenção por parte dos alunos no decorrer das aulas, excesso de alunos por turma, e a dificuldade de conciliação das atividades do estágio com as da Universidade. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos licenciandos durante a execução, o ESEM é considerado fundamental na carreira acadêmica por ser um grande facilitador de conhecimento, contribuindo no desenvolvimento de cada um dos licenciandos para como futuros profissionais da educação, capacitando-os para o mercado de trabalho.
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