POTENCIALIDADE DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.2Parole chiave:
Projeto de extensão, Formação docente, Pesquisa qualitativa, Graduandos, Centro de Ciências de São BernardoAbstract
O presente artigo tem por finalidade discorrer e analisar as contribuições do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” na formação docente através da narrativa de experiências vividas por graduandos do curso de licenciatura de ciências naturais - química da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Centro de Ciências de São Bernardo entendo que a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, que fundamenta a Universidade, pode contribuir significativamente para a ampliação de vivências no âmbito acadêmico sendo a Extensão um instrumento dialético de teoria/prática que favorece a formação integrada à realidade social do ambiente de trabalho docente. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa com análise de dados a partir dos relatos adquiridos através de um questionário com 10 perguntas em formato de entrevista aplicados a graduandos do curso participantes do projeto de extensão que discorrem sobre as contribuições do projeto para a formação da sua identidade docente e formação profissional. Notou-se que, além do aprendizado profissional, a realização do projeto traz vários benefícios para o professor em formação. O extensionista desenvolve uma interação maior com o ambiente de trabalho e profissionais da área e cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho em equipe, além daquelas relacionadas com o ensino e aprendizagem de conteúdos de Química. A Extensão Universitária é essencial para formação docente, pois viabiliza o processo de construção do conhecimento a partir da vivência da realidade do ambiente de atuação do professor que adquire competências e habilidades que os tornam profissionais com excelência.
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