INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: outras regionalidades
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.17Palavras-chave:
Universidade, Regionalização, DecolonialidadeResumo
O tema da internacionalização da Educação Superior (ES) cresceu nas últimas décadas e ocupa espaço significativo nas agendas das universidades e políticas públicas. O objetivo do artigo é problematizar a racionalidade moderna/colonial, com foco na categoria regionalidade, visando compreender a universidade e a internacionalização da ES como pilar do modelo universalizante de ciência. O caminho teórico-metodológico, a partir da decolonialidade, busca identificar e discutir movimentos e tensionamentos próprios da racionalidade moderna/colonial, que se impôs à universidade e, constrói modelos de internacionalização. A partir de experiências de duas universidades - Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) e das U.S. Tribal Colleges and Universities (TCUs) - identificamos outras regionalidades que tensionam e constroem distintas e diversas possibilidades de universidade e internacionalização, a partir de outras realidades, sensibilidades e cosmovisões.
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