INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: outras regionalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.17

Palavras-chave:

Universidade, Regionalização, Decolonialidade

Resumo

O tema da internacionalização da Educação Superior (ES) cresceu nas últimas décadas e ocupa espaço significativo nas agendas das universidades e políticas públicas. O objetivo do artigo é problematizar a racionalidade moderna/colonial, com foco na categoria regionalidade, visando compreender a universidade e a internacionalização da ES como pilar do modelo universalizante de ciência. O caminho teórico-metodológico, a partir da decolonialidade, busca identificar e discutir movimentos e tensionamentos próprios da racionalidade moderna/colonial, que se impôs à universidade e, constrói modelos de internacionalização. A partir de experiências de duas universidades -  Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) e das U.S. Tribal Colleges and Universities (TCUs) - identificamos outras regionalidades que tensionam e constroem distintas e diversas possibilidades de universidade e internacionalização, a partir de outras realidades, sensibilidades e cosmovisões.  

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Biografia do Autor

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal no Paraná

Professora Associada 3 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR). Participou do Programa de Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia (Jul/2017 - Jun/2018). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsista CAPES/PIQDTec (2007-2011). Participou do Programa de Visiting Scholar no Center for the Study of Higher Education na Universidade do Arizona (Jan-Abril/2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - RS (2000). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (1990). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR/2015/2017). A partir da perspectiva decolonial os principais interesses de investigação estão no campo da Educação Superior como lugar epistêmico, com foco em temas como produção de conhecimentos, interdisciplinaridade, internacionalização e interculturalidade.

Fábio Zambiasi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando do PPGDR/UTFPR.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Rubin-Oliveira, M., & Zambiasi, F. . (2023). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: outras regionalidades. Revista Húmus, 13(40). https://doi.org/10.18764/2236-4358v13n40.2023.17