O perfil de egresso em cursos de Direito
Abstract
O Brasil forma muito mais bacharéis em Direito do que a média mundial. Entre outros motivos, pelo aumento de novos cursos de Direito. Em meio a tanta concorrência, indaga-se acerca do modelo de formação que estes novos cursos visam construir. Com base nessa problemática de pesquisa e alicerçado por uma fundamentação teórica de definição do conceito de competências e habilidades, analisou-se o Projeto Pedagógico desses cursos, em especial seus Perfis de Egresso. O escopo da pesquisa envolve cursos autorizados pelo Ministério da Educação entre 2008 e 2019 em São Paulo/SP. As competências e habilidades foram agrupadas por similitude com o objetivo de mapear as principais perspectivas desses cursos. Os resultados apontam a incidência dos agrupamentos de competências e habilidades desejáveis para os cursos do escopo de estudo. Com isto, conclui-se que tal análise, dialoga não apenas com o modelo de bacharel que se deseja formar, como com o modelo de sociedade que se busca construir.
ABSTRACT
Brazil presents a huge amount of new law graduates than the world's average. It contributes to this fact, among other reasons, the recent boost on the amount of new Law Schools. Amidst so much competition, it could be inquired about the model of formation which these new courses intend to help to build. Based on that, and founded on a theoretical basis of the definition of competence and skills, it has been examined the Pedagogical Project and Egress Profile of these courses. The project scope involves courses authorized by the Department of Education, between 2008 and 2019, in the city of Sao Paulo. Analyzing such competences and skills, they were arranged by similarity, therefore allowing the mapping of their main academic perspectives. The results indicate the incidence of desirable competences and skills for courses of the study scope. Such analysis, as a consequence, engages not only of the model of student one wishes to train, but also the model of society to build.
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