ENTRE UM DESIGN ARTESANAL E UM DISCURSO MIDIÁTICO: “namoradeiras” e a “bela, recatada e do lar”
Abstract
Tomando como ponto de partida uma reportagem da revista Veja, intitulada: “Bela, recatada e do lar”, o presente ensaio procura relacionar os discursos sobre o papel da mulher na sociedade atual, fazendo uma analogia com o design de um objeto artesanal conhecido como “Namoradeira”. O trabalho intenta combinar dois ambientes da vida social: o ambiente discursivo da mídia e o ambiente da cultura popular, tendo o artesanato como produto cultural. Em ambos os casos, destaca-se o discurso em torno do papel feminino que restringe à mulher somente aos afazeres do lar. Com esses elementos, pretende-se demonstrar que os traços de uma cultura baseada no patriarcalismo se fazem presentes na atualidade, e vão na direção oposta às conquistas alcançadas pelas mulheres no século XXI.
PALAVRAS-CHAVE: Namoradeiras, design de artesanato, discurso da mídia, ‘bela, recatada e do lar’.
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