DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: singularidades em comunidades expost-facto com a nucleação das escolas rurais
Abstract
RESUMO – Este artigo se fundamenta na ciência do desenvolvimento comunitário, baseada na área da educação do campo, por meio de análises e singularidades que exibem características cognitivas e psicológicas do desenvolvimento humano nas comunidades rurais após a nucleação das escolas rurais. Embora, os planos da educação no campo, sejam de melhorar as práticas pedagógicas, estruturas das escolas e a área econômica, defendida por muitos, ficam, sobretudo, as questões do desenvolvimento das pessoas nas comunidades produzindo, assim, novos paradigmas comunitários sem a escola local. O método utilizado tem como objetivos o exploratório explicativo, de abordagem quantitativa-qualitativa e de procedimentos bibliográfico documental expost-facto a partir da coleta de dados primários, por meio de entrevistas e aplicação de questionários sobre da nucleação das escolas rurais, nos limites do município de Canoinhas- SC. Conclui-se, contudo, que a nucleação das escolas rurais, mesmo tendo proporcionado ganhos pedagógicos, estruturais e econômicos nas escolas, em todo seu contexto e impactos, modificou o comportamento das pessoas em comunidades locais, na vida diária, devido a ausência das crianças, durante o dia nas escolas da comunidade-local: ocasionando novos costumes, sentimentos de saudosismo e singularidades com perdas irreparáveis ao com bem do desenvolvimento comunitário.
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