EDITORIAL
Abstract
Com o final de 2020 que se aproxima, cada vez mais é possível pôr em prova as previsões, projeções e até mesmo palpites, sempre fundamentados, sobre as implicações que o fenômeno da pandemia da COVID-19 trouxe à sociedade como um todo, repercutindo em diversas áreas do saber. O fenômeno, porém, segue em voga, de modo que muito daquilo tudo que resulta como consequência, direta ou indireta, da moléstia que acomete o mundo permanece ainda presente, ensejando em olhares atentos dos pesquisadores que acarretam em ainda outras publicações que buscam explicar, teorizar e fornecer respostas possíveis para as indagações tantas que estão aí – oscilando e pairando sobre todos.
É em razão dessa permanência da situação, a qual por mais mude em sua dinâmica na medida em que o tempo avança acaba sendo ainda a mesma ao considerar o fator fundante daquilo que a constitui enquanto tal, que ainda se observa, como deve ser, estudos voltados para a questão pandêmica, cujos resultados concretos de pesquisas nesse sentido podem ser vistos em publicações como a da presente edição dessa revista. Por mais que não se trate de uma edição com a temática voltada para o tema da COVID, certo é que o tema se faz presente em alguns dos artigos – conforme poderá observar o leitor pelo sumário.
Assim, a presente edição conta com a publicação de pesquisas voltadas para o desenvolvimento regional, filosofia, direito, educação e literatura, dialogando com várias questões atuais que vão além de um enfoque na situação da pandemia, podendo contar o leitor com artigos sobre a figura do juíza das garantias, jurimetria, dialética e estética em Bakhtin, direitos da pessoa idosa na sociedade digital, risco ambiental para com a integridade física e mental do ser humano, descartes de resíduos agroindustriais em atividades potencialmente poluidores e vários outros. A revista segue assim com o seu aspecto convidativo que lhe é inerente, registrando aqui o chamamento a todos para que desfrutem das pesquisas que aqui seguem publicadas. Boa leitura!