Quais as habilidades adquiridas na prática do xadrez?

Autores

  • Carlos Osvaldo Kanzler Fundação Educacional Regional Jaraguaense
  • Leomar Kieckhoefel PUC/SP.

Resumo

O xadrez é uma ferramenta educacional fantástica, onde podemos trabalhar diversas habilidades da criança apenas com um simples jogo. A grande maioria das pessoas olha para o xadrez como um jogo que vai ajudar no desenvolvimento matemático, de concentração, velocidade de raciocínio entre outras habilidades voltada a ciência exata. Certamente o xadrez desenvolve, sim, e muito tais habilidades. Mas com as pesquisas bibliográficas realizadas para elaboração deste artigo, consegui entender mais algumas habilidades que desenvolvemos com a prática do xadrez. Tratando-se de um esporte individual muitos não sabem o poder do trabalho social que tem o xadrez, pois após uma partida existe a conversa entre os atletas para apontar onde foram cometidos os erros e os acertos para que na próxima partida não se repita, essa troca de experiência faz com incentive quem perdeu a partida. O xadrez pode ser considerado um esporte pois tem regras e tem um vencedor; uma arte pois utiliza o calculo de lances que muitas vezes são abstratos e também pode ser uma ciência por ser um jogo onde se trabalha com muitos estudos e cálculos exatos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Osvaldo Kanzler, Fundação Educacional Regional Jaraguaense

Educador Físico. Especialista em Educação Física Escolar (CELER/FACISA). Especialista em Gestão Ambiental (UniFCV).  E-mail: carloskanzler@gmail.com

Leomar Kieckhoefel, PUC/SP.

Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no município de Massaranduba (SC), graduado em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de  São Paulo (UNICID), Assessor pedagógico do Instituto de Ensino Superior a Distância e pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) na PUC/SP.

Referências

BECKER, Idel. Manual de Xadrez. 13.ed. São Paulo: Livraria Nobel S.A., 2009.

BINET, Alfred. Psychologie dês Grands Calculateurs et Jouers d’échecs. Paris: Hachette, 1894.

CAPABLANCA, Jose Raúl. A Primer of Chess. Harvest Books, Novembro de 2002.

CHRISTIAEN, Johansen; VERHOFSTADT, Lebut. Xadrez e Desenvolvimento Cognitivo. Amsterdan, v.36, 1981.

DA SILVA, Wilson; TIRADO, Augusto. Meu Primeiro Livro de Xadrez. Curitiba: Expoente, 1995.

FERRACINI, L.G. Xadrez no Currículo Escolar - Ensinando xadrez para crianças a partir dos 3 anos de idade. Paraná: Midiograf, 1998.

FERREIRA, S. F. Uma reflexão sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil.

GARDENER, Howard, Estruturas da mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre, 1994.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. In: Coleção Estudos. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LASKER, Edward. A Aventura do Xadrez. 2. ed. São Paulo: IBRASA (Instituição Brasileira de Difusão Cultural S.A.), 1962.

LUCENA. Repetición de amores y Arte de Ajedrez, 1497.

PIMENTA, C.J.C. Xadrez: esporte, história e sua influência na sociedade. 2002. Disponível em: http://www.cdof.com.br/xadrez.htm. Acesso em: 22 Set. 2011.

RETI, Richard. Curso Superior de Ajedrez. 1985.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Kanzler, C. O., & Kieckhoefel, L. (2019). Quais as habilidades adquiridas na prática do xadrez?. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11263

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional