A PATEMIZAÇÃO E A EMOÇÃO NO DISCURSO DE REPORTAGEM EM VÍDEO SOBRE AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO MARANHÃO
Palavras-chave:
Emoção, Patemização, Reportagem, EthosResumo
Este artigo busca analisar a construção do pathos em textos midiáticos. Para tanto, tomamos como objeto de análise uma reportagem divulgada na revista Globo Rural, em comemoração ao número 2000 do programa na TV, com o título “Veja como estão as quebradeiras de babaçu visitadas pelo Globo Rural há 15 anos”. As características de organização social da modernidade têm propiciado o acesso cada vez mais rápido e plural sobre os diversos (f)atos do cotidiano e o modo como essa construção tem se dado gera uma série de efeitos, tanto sobre os consumidores desses fatos/ou do relato desses fatos, quanto sobre os sujeitos que são objetos desse relato, como é o caso das quebradeiras de coco de babaçu. Utilizaremos os referenciais teóricos da argumentação e da semiolinguística (CHARAUDEAU: 2007, 2008, 2010), para analisar a maneira como um fato social se transforma em evento (por meio de dois enunciados); e os conceitos de Ethos e Phatos e seus efeitos nos discursos (AMOSSY, 2005), para analisar algumas cenas e canções que compõe essa reportagem. Por meio da análise, notamos que a reportagem da Revista Globo Rural constrói por meio de uma série de efeitos patêmicos uma identificação do espectador com as quebradeiras de coco de babaçu. Essas são identificadas como profissionais, mulheres, mães e provedoras. Contudo, à medida que cada uma dessas personagens é apresentada, há uma cristalização da figura dessas mulheres, pela repetição de imagens. O saber sobre elas assume o valor de uma doxa, torna-se lugar comum.
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Referências
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GLOBO RURAL. “Veja como estão as quebradeiras de babaçu visitadas pelo Globo Rural há 15 anos” Disponível no link https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/01/13/veja-como-estao-as-quebradeiras-de-babacu-visitadas-pelo-globo-rural-ha-15-anos.ghtml Acessado em 09 de janeiro
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