A PATEMIZAÇÃO E A EMOÇÃO NO DISCURSO DE REPORTAGEM EM VÍDEO SOBRE AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO MARANHÃO

Autores/as

  • Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro Universidade Federal do Maranhão
  • Edson SOUSA DA SILVA UFMA

Palabras clave:

Emoção, Patemização, Reportagem, Ethos

Resumen

Este artigo busca analisar a construção do pathos em textos midiáticos. Para tanto, tomamos como objeto de análise uma reportagem divulgada na revista Globo Rural, em comemoração ao número 2000 do programa na TV, com o título “Veja como estão as quebradeiras de babaçu visitadas pelo Globo Rural há 15 anos”. As características de organização social da modernidade têm propiciado o acesso cada vez mais rápido e plural sobre os diversos (f)atos do cotidiano e o modo como essa construção tem se dado gera uma série de efeitos, tanto sobre os consumidores desses fatos/ou do relato desses fatos, quanto sobre os sujeitos que são objetos desse relato, como é o caso das quebradeiras de coco de babaçu. Utilizaremos os referenciais teóricos da argumentação e da semiolinguística (CHARAUDEAU: 2007, 2008, 2010), para analisar a maneira como um fato social se transforma em evento (por meio de dois enunciados); e os conceitos de Ethos e Phatos e seus efeitos nos discursos (AMOSSY, 2005), para analisar algumas cenas e canções que compõe essa reportagem. Por meio da análise, notamos que a reportagem da Revista Globo Rural constrói por meio de uma série de efeitos patêmicos uma identificação do espectador com as quebradeiras de coco de babaçu. Essas são identificadas como profissionais, mulheres, mães e provedoras. Contudo, à medida que cada uma dessas personagens é apresentada, há uma cristalização da figura dessas mulheres, pela repetição de imagens. O saber sobre elas assume o valor de uma doxa, torna-se lugar comum.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão, do curso de Letras. Formada em Letras, Português/Latim pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2005. É doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa: Linguagem e Educação. É coordenadora do curso de Letras e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP). Tem experiência em Estágio, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Produção de Texto.

https://orcid.org/0000-0003-4041-2117


Edson SOUSA DA SILVA, UFMA

Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO (2010). Professor de Língua Portuguesa. Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. É mestre em Cartografia Social e Politica da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor da rede estadual do ensino do Maranhão. Experiência de 02 anos como Professor Substituto no Campus de Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão. Participou do projeto Mapeamento Social dos Babaçuais na região dos cocais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em 2014. Participou de projetos de extensão como "Escola da Terra" pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2014 e 2015.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de moura ramos. Biblioteca de Ciências Humanas: Lisboa, 1970.

AMOSSY, Ruth. How to do things with doxa: toward an analysis of argumentation in discourse. In: AMOSSY, Ruth. (Ed.). Poetics Today. Vol. 23, n. 3, Fall. Durham, North Carolina: Duke University Press, 2002b, p. 465-487.

________, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz et al. São Paulo: Contexto, 2005.

CHARAUDEAU, Patrick. Pathos e discurso político. in Ida Lucia Machado, William Menezes, Emilia Mendes (org.), As Emoções no Discurso, Volume 1. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 240-251

______________, Patrick.In: MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William; MENDES, Emília (Orgs.). As emoções no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008. p. 240-251.

______________, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, E.; MACHADO, I. L (Org.). As emoções no discurso. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010. v. 2.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social; Izabel Magalhaes, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefacio. - Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Problemas de ethos. In: _____. Cenas da Enunciação. Tradução de Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva et al. Curitiba: Criar Produções, 2006.

_______________, Dominique. Retorno crítico à noção de ethos. Let. Hoje, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul.-set. 2018.

GLOBO RURAL. “Veja como estão as quebradeiras de babaçu visitadas pelo Globo Rural há 15 anos” Disponível no link https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/01/13/veja-como-estao-as-quebradeiras-de-babacu-visitadas-pelo-globo-rural-ha-15-anos.ghtml Acessado em 09 de janeiro

Publicado

2020-06-16

Cómo citar

RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira; SOUSA DA SILVA, Edson.
A PATEMIZAÇÃO E A EMOÇÃO NO DISCURSO DE REPORTAGEM EM VÍDEO SOBRE AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NO MARANHÃO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 377–399, 16 jun. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13853. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos