LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28

Palavras-chave:

Consciência socioideológica, Leitura e escrita, Condições peculiares de aprendizagem

Resumo

Com base nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, neste artigo, tem-se por objetivo discutir a expansão da consciência socioideológica do professor em situação de ensino a aluno que apresenta condições peculiares de aprendizagem, a partir de práticas de formação colaborativa com ênfase na leitura e na escrita, pautadas em um plano social, valorativo e ideológico da língua(gem). Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, na perspectiva de um estudo de caso, a levar em conta a prática de um professor, de 4º ano, do ensino fundamental de uma escola pública, em sala de aula que apresenta um aluno com condições peculiares de aprendizagem. Os dados são provenientes de um trabalho colaborativo desenvolvido com o professor em nível teórico, metodológico e prático, tendo como cerne as atividades de leitura e escrita. Os resultados apontam que: a) o professor busca alternativas em sala de aula que possam promover o desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno com condições peculiares de aprendizagem; b) as interações discursivas entre professor e pesquisador, no trabalho colaborativo, propiciaram a expansão da consciência socioideológica do professor no ensino da leitura e da escrita em sala de aula, sob uma ótica dialógica, contribuindo para que todos os alunos compreendam e trabalhem a língua(gem) em sua integridade viva.

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Biografia do Autor

Eliziane Manosso Streiechen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Eliziane Manosso Streiechen é Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro - Paraná. Atualmente é Professora de Libras, lotada no Departamento de Letras da Unicentro/PR e faz parte como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unicentro.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; STREIECHEN, Eliziane Manosso.
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 220–243, 31 Out 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21280. Acesso em: 27 nov 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções