Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
v. 8, n. 23, 2023: Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
Publicado:
2023-08-10
Apresentação
LEITURA E ESCRITA: DIFERENTES PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
José Antonio Vieira, Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva
1-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.17
Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções
A ABORDAGEM DA LEITURA, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA LEITORA DO DISCENTE
Ana Cristina Santos Peixoto, Gisele Brandão Silva
05-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.18
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Sabrine Amaral Martins Townsend, Kadine Saraiva de Carvalho, Aline Pereira
27-48
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20
DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
Cristina Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado
49-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21
LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO SUPERIOR:
EXPERIÊNCIA COM AULAS DE ESPANHOL NO CURSO DE JORNALISMO
Débora Luise Souza Xavier, Sheila Oliveira Lima
71-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.22
RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ORAL E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Márcia Andréa Almeida de Oliveira
96-120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.23
COMPREENSÃO LEITORA DE PESSOA COM T21:
UMA ANÁLISE RACIONAL DO TESTE CLOZE
Glaubia Ribeiro Moreira, Marian Oliveira
121-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.19
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO L2 DOS SURDOS
Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Monica Fontenelle Carneiro, Sandra Patrícia Faria do Nascimento
146-166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.24
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CLUBE DA LEITURA:
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR
Zilda Dourado Pinheiro
167-181
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.25
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO PORTUGUÊS
Patrícia Cardoso Batista, Ângela Balça , Sheila Oliveira Lima
182-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.26
DO DEBATE AO ARTIGO DE OPINIÃO:
ARGUMENTAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE E ENSINO
Fabiana Costa de Sousa, Márcia Suany Dias Cavalcante
201-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.27
LEITURA E ESCRITA JUNTO A ALUNO COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE INCLUSÃO
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Eliziane Manosso Streiechen
220-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.28
FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO DE 2018:
EFEITOS DE SENTIDOS CIRCULANTES EM SOCIEDADE
Andréia Muniz Lisboa, Thiago Barbosa Soares
244-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.29
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Alexia da Silva dos Santos
262-281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
LEITURA COMO EXPERIÊNCIA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA:
PROPOSIÇÃO À CONSTRUÇÃO DO LEITOR-PROBLEMATIZADOR COM A LITERATURA E A FILOSOFIA
Ana Patrícia Sá Martins, Leonardo Silva Sousa
282-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.31
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Cleber Ferreira Guimarães
307-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32
DA PROPOSTA À REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM 2019: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DOS TEXTOS
NA ANALYSIS OF THE STRUCTURE OF THE TEXT
Renata Ingrid de Souza Paiva; Sulemi Fabiano Campos
332-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.33
REFLEXÕES SOBRE A INTERFERÊNCIA DA FALA NA LEITURA DE ALUNOS DO OITAVO E DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ-MA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Laila da Silva Feitosa , Neliane Raquel Macedo Aquino
353-377
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.34
A CONSCIÊNCIA SOCIOIDEOLÓGICA E A PRODUÇÃO VALORADA DO DISCURSO NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Márcia Cristina Greco Ohuschi, Lorena Brito de Castro
378-404
pdf
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.35
LEITURA NO COTIDIANO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Keyla Rosa de Faria, Mychelle Walleska Lisboa Lemes, Suely Henrique de Aquino Gomes
405-429
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.36
O LEDOR SIMBÓLICO, O ICÔNICO E O INDICIAL:
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO AOS AGENTES DA VOZ DO AUDIOLIVRO
Jaimeson Machado Garcia, Ana Cláudia Munari Domingos Pelisoli, Ângela Cogo Fronckowiak
430-459
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.37
Seção Livre
OBSERVATÓRIO DE NEOLOGISMOS:
UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES ON-LINE DA REVISTA MUNDO ESTRANHO
Estella Maria Bortoncello Munhoz, Kleber Eckert
459-475
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.38
VARIAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO:
A UTILIZAÇÃO DOANIME ONE PIECE (1999) PARA A REFLEXÃO DE LÍNGUA MATERNA
Maria da Guia Taveiro-Silva, Gilberto Freire de Santana, Kezia da Silva Calixto
476-494
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.39
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual
ARTIGOS MAIS LIDOS
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
596
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
500
Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
394
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
389
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
348
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
302
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
292
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
288
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
239
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
234
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
219
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
202
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
174
O ROMANTISMO EM GUPEVA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
174
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
174
Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago
160
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
147
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
145
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
140
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
137