A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.20

Palavras-chave:

Leitura Compartilhada, Educação bilíngue, Leitura, Educação Infantil, Anos Iniciais

Resumo

É recente o crescimento da oferta de educação bilíngue desde a Educação Infantil. No Brasil, tal fato é evidenciado pela busca pelo ensino de Língua Inglesa (LI) como segunda língua (L2) tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais. Pesquisas atuais observam que a leitura compartilhada (LC) de livros nessas etapas do desenvolvimento contribui para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças, permitindo que se preparem para a aprendizagem da leitura na primeira língua (L1). No presente trabalho, perguntamo-nos se a LC poderia contribuir também para o desenvolvimento linguístico - oral e escrito - em L2, investigando seu uso como estratégia no ensino bilíngue em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir da busca e da análise dos principais achados sobre o tema, é possível afirmar que a LC abre janelas de oportunidades para: ampliar o conhecimento de palavras e de seus contextos de uso; as habilidades de compreensão auditiva; o conhecimento de mundo; a compreensão da estrutura da história; aumentar a consciência linguística e o conhecimento da escrita, familiarizando a criança com as letras e seus respectivos sons (DESHMUKH et al., 2019; GABRIEL; MORAIS, 2017). Diante do cenário apresentado, considerando que o ensino bilíngue requer o desenvolvimento de conhecimentos utilizando a L2, e que a leitura, enquanto experiência, é constituída por processos de significação através de diferentes contextos, podemos afirmar que a combinação da LC com o ensino bilíngue é potencialmente eficiente.

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Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins Townsend, Universidade de Santa Cruz do Sul

Estágio de Pós-Doutoramento da CAPES em andamento pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na área de Estudos Linguísticos e Cognição, com supervisão da Profa. Dra Rosângela Gabriel. É integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Society of Scientific Study of Reading (SSSR) e da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS). Realizou doutorado em Letras bolsa integral do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre -RS, sob orientação da Profª Drª Lilian Cristine Hübner. Possui Mestrado em Linguística Aplicada com ênfase na Aquisição, Variação e Ensino de línguas na Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (2008-2010), em Pelotas - RS, atendo-se às áreas de Psicolinguística e Neurociências, sendo orientada pela Profª Drª Márcia Zimmer. Graduada em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004-2007). Pesquisa sobre cognição e leitura e, atualmente, tem como foco confecção e adaptação de textos e/ou tarefas para a compreensão linguística na população idosa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6350594014702899

Kadine Saraiva de Carvalho, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração em "LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos", da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista PROSUC/CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq. Mestra em Letras (PPGL - UNISC) com ênfase em Estudos Linguísticos e Cognição. Graduada em Letras Português/Inglês (UNISC). Interesse de pesquisa em linguagem, leitura, implicações da literacia em crianças e adultos, memória e interação entre cognição e cultura. Atualmente em estágio de doutorado sanduíche (PDSE/CAPES) no Max Planck Institute for Psycholinguistics. 

Aline Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Letras/Português (2007), Mestre em Letras (2010), Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2021). Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou doutorado-sanduíche na Ohio State University (OSU), no Crane Center for Early Childhood Research and Literacy, em Columbus (OHIO), por meio do PDSE Capes Edital 47/2017 (2018-2019). É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq/Unisc, do Grupo de Pesquisa em Linguística e Cognição CNPq/UFPB, membro da Society for the Scientific Study of Reading (SSSR) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Tem experiência na área de Letras/Linguística e atua em subáreas como aquisição da linguagem, leitura compartilhada de livros e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças da Educação Infantil, literacia emergente, aprendizagem da leitura, leitura e produção de textos, entre outras. 

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

TOWNSEND, Sabrine Amaral Martins; CARVALHO, Kadine Saraiva de; PEREIRA, Aline.
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 27–48, 28 Ago 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21514. Acesso em: 10 nov 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções