O ‘NÃO’ ESPAÇO PARA OS LETRAMENTOS NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE 2019 A 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.10

Palavras-chave:

Alfabetização, Governo Bolsonaro, Letramentos, Política Nacional de Alfabetização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a Política Nacional de Alfabetização (PNA) no período de 2019 a 2022, com ênfase nos programas 'Conta pra Mim', voltado para auxiliar na alfabetização familiar, e 'Tempo de Aprender', voltado para a formação de professores. Para tanto, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental com base no Decreto nº 9.765/2019, que instituiu a PNA, o Plano Nacional de Alfabetização e o Guia de Literacia Familiar. Esses documentos foram analisados, qualitativamente, a fim de se verificar se as teorias de letramento foram minimamente contempladas nas propostas do programa. Como resultado, o estudo dos documentos mostrou que a proposta de alfabetização defendida na Política Nacional de Alfabetização não contempla a perspectiva dos letramentos, não valoriza os estudos brasileiros na área da alfabetização e não contextualiza a escrita nas práticas sociais.

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Biografia do Autor

Graciele Mendes Rodrigues, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Licenciada em Pedagogia/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina – MG.

Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM

Carlos Henrique Silva de Castro é licenciado e bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2000-2005) e atua nas áreas Linguagem e Tecnologia e Ensino de Português. É doutor em Estudos Linguísticos / Linguística Aplicada pela UFMG (2011-2015), com período sanduíche na University of California, Santa Barbara (UCSB / 2013-2014). Fez estágio pós-doutoral na UFMG (2018-2019) com pesquisa acerca de letramentos digitais e educação. Atuou como consultor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). Como professor visitante, fez estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri em associação com a Universidade de Aveiro (2021-2022), com pesquisa de viés etnográfico sobre educação linguística, plurilíngue e multicultural. Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no curso Licenciatura em Educação no Campo, em cursos de licenciatura da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPG-CH), Linha de Pesquisa Práticas Educacionais, Culturais e Linguagens.

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

MENDES RODRIGUES, Graciele; SILVA DE CASTRO, Carlos Henrique.
O ‘NÃO’ ESPAÇO PARA OS LETRAMENTOS NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE 2019 A 2022
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 1–18, 27 Ago 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24358. Acesso em: 11 out 2025.