O ‘NÃO’ ESPAÇO PARA OS LETRAMENTOS NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DE 2019 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.10Palavras-chave:
Alfabetização, Governo Bolsonaro, Letramentos, Política Nacional de AlfabetizaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a Política Nacional de Alfabetização (PNA) no período de 2019 a 2022, com ênfase nos programas 'Conta pra Mim', voltado para auxiliar na alfabetização familiar, e 'Tempo de Aprender', voltado para a formação de professores. Para tanto, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental com base no Decreto nº 9.765/2019, que instituiu a PNA, o Plano Nacional de Alfabetização e o Guia de Literacia Familiar. Esses documentos foram analisados, qualitativamente, a fim de se verificar se as teorias de letramento foram minimamente contempladas nas propostas do programa. Como resultado, o estudo dos documentos mostrou que a proposta de alfabetização defendida na Política Nacional de Alfabetização não contempla a perspectiva dos letramentos, não valoriza os estudos brasileiros na área da alfabetização e não contextualiza a escrita nas práticas sociais.
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