A ECONOMIA DO SOFT POWER E ENTRETENIMENTO SUL-COREANOS: O FENÔMENO DAS ADAPTAÇÕES DE WEBTOONS PARA K-DRAMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.12

Palavras-chave:

Webtoons, K-dramas, Economia sul-coreana, Soft power, Entretenimento

Resumo

Ao observarmos a “Onda Coreana” e o papel da cultura para exercer poder (soft power), é possível explorarmos novas mídias, as quais são frequentemente valoradas em termos estéticos em pesquisas brasileiras de Literatura Comparada, mas precisam também ser consideradas em seus aspectos mercadológicos. Duas dessas novas mídias em ascensão são os webtoons (cartoons na web) e k-dramas (dramas audiovisuais sul-coreanos), intrinsecamente relacionados em circuitos massivos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral compreender de que maneiras os consumidores de webtoons e de suas adaptações em k-dramas são afetados pelo colonialismo de dados e o capitalismo de plataforma. Para tanto, contextualizamos os webtoons como gênero emergente e massivo de literatura digital e exploramos como os fenômenos do “colonialismo de dados” e do “capitalismo de plataforma”, na política de soft power da Coreia do Sul, são indissociáveis do mercado de webtoons e suas adaptações para dramas sul-coreanos nas plataformas de leitura e de streaming. A discussão considera dados de pesquisa bibliográfica e consulta a plataformas digitais de webtoons e k-dramas, sendo tal material analisado com base no referencial teórico de Flores (2021), Cho (2016), Cassino (2021), Silveira (2021), Silva (2020), Hutcheon (2011) e Park, Lee e Lee (2019). Como conclusão, observa-se que o sucesso dos webtoons e de suas adaptações para k-dramas é fortemente influenciado por suas plataformas digitais e o compartilhamento de dados entre elas, de modo que a circulação e a comercialização dos textos fontes e dos textos adaptados se estimulam de modo recíproco nessa economia.

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Biografia do Autor

Júlia Clemente Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Estudos de Linguagem (Estudos Literários) na Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa (Licenciatura) na Universidade Federal de Mato Grosso.

Vinícius Carvalho Pereira, UFMT

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

CLEMENTE BARROS, Júlia; CARVALHO PEREIRA, Vinicius.
A ECONOMIA DO SOFT POWER E ENTRETENIMENTO SUL-COREANOS: O FENÔMENO DAS ADAPTAÇÕES DE WEBTOONS PARA K-DRAMAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 26, p. 1–21, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24989. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e outras mídias: modos e formas de adaptação no século XXI