A ECONOMIA DO SOFT POWER E ENTRETENIMENTO SUL-COREANOS: O FENÔMENO DAS ADAPTAÇÕES DE WEBTOONS PARA K-DRAMAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n26.2024.12Palabras clave:
Webtoons, K-dramas, Economia sul-coreana, Soft power, EntretenimentoResumen
Ao observarmos a “Onda Coreana” e o papel da cultura para exercer poder (soft power), é possível explorarmos novas mídias, as quais são frequentemente valoradas em termos estéticos em pesquisas brasileiras de Literatura Comparada, mas precisam também ser consideradas em seus aspectos mercadológicos. Duas dessas novas mídias em ascensão são os webtoons (cartoons na web) e k-dramas (dramas audiovisuais sul-coreanos), intrinsecamente relacionados em circuitos massivos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo geral compreender de que maneiras os consumidores de webtoons e de suas adaptações em k-dramas são afetados pelo colonialismo de dados e o capitalismo de plataforma. Para tanto, contextualizamos os webtoons como gênero emergente e massivo de literatura digital e exploramos como os fenômenos do “colonialismo de dados” e do “capitalismo de plataforma”, na política de soft power da Coreia do Sul, são indissociáveis do mercado de webtoons e suas adaptações para dramas sul-coreanos nas plataformas de leitura e de streaming. A discussão considera dados de pesquisa bibliográfica e consulta a plataformas digitais de webtoons e k-dramas, sendo tal material analisado com base no referencial teórico de Flores (2021), Cho (2016), Cassino (2021), Silveira (2021), Silva (2020), Hutcheon (2011) e Park, Lee e Lee (2019). Como conclusão, observa-se que o sucesso dos webtoons e de suas adaptações para k-dramas é fortemente influenciado por suas plataformas digitais e o compartilhamento de dados entre elas, de modo que a circulação e a comercialização dos textos fontes e dos textos adaptados se estimulam de modo recíproco nessa economia.
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