Ensino de literatura por meio da leitura parcial de romances: a cara pode ocultar a força do coração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.01

Palavras-chave:

Ensino de literatura, José Saramago, Leitura e experiência, Formação humana

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades e os limites da leitura parcial de romances no processo de ensino-aprendizagem de literatura. Para tanto, inicialmente, descreve uma experiência de ensino e pesquisa, com suas bases epistemológicas, realizada com estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de São Luís do Maranhão, Brasil. Em seguida, apresenta e discute os resultados obtidos com as atividades propostas. Metodologicamente, o trabalho situa-se no paradigma qualitativo. Foi efetuada uma análise interpretativa das atividades produzidas no curso do projeto Saramaguear o que (não) há de bom, no qual um grupo de estudantes foi desafiado a ler e a interpretar os primeiros capítulos das obras As intermitências da morte e Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago. A análise dos dados, gestados na relação entre os textos, os estudantes e o professor, evidenciou que a leitura parcial de um romance associada à atitude maiêutica docente pode abrir as sendas da leitura literária e, por conseguinte, de nossa humanização.  

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Biografia do Autor

Nataniel Mendes da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal (grau reconhecido no Brasil pela UFMG). Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

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Publicado

2025-06-07

Como Citar

SILVA, Nataniel Mendes da.
Ensino de literatura por meio da leitura parcial de romances: a cara pode ocultar a força do coração
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 01–23, 7 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/25190. Acesso em: 27 jun 2025.