Ensino de literatura por meio da leitura parcial de romances: a cara pode ocultar a força do coração
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.01Palavras-chave:
Ensino de literatura, José Saramago, Leitura e experiência, Formação humanaResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades e os limites da leitura parcial de romances no processo de ensino-aprendizagem de literatura. Para tanto, inicialmente, descreve uma experiência de ensino e pesquisa, com suas bases epistemológicas, realizada com estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de São Luís do Maranhão, Brasil. Em seguida, apresenta e discute os resultados obtidos com as atividades propostas. Metodologicamente, o trabalho situa-se no paradigma qualitativo. Foi efetuada uma análise interpretativa das atividades produzidas no curso do projeto Saramaguear o que (não) há de bom, no qual um grupo de estudantes foi desafiado a ler e a interpretar os primeiros capítulos das obras As intermitências da morte e Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago. A análise dos dados, gestados na relação entre os textos, os estudantes e o professor, evidenciou que a leitura parcial de um romance associada à atitude maiêutica docente pode abrir as sendas da leitura literária e, por conseguinte, de nossa humanização.
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