ORGANIZAÇÃO RETÓRICAS DOS RESUMOS DE MESTRADO DA UNILAB

UM OLHAR A PARTIR DA ABNT NBR 6028

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v10n27.2025.07

Palavras-chave:

Gênero resumo;, Movimentos retóricos, ABNT NBR 6028.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo revelar os movimentos retóricos presentes em resumos dos cursos de Pós-Graduação ofertados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB que não atenderam ao mínimo e nem ao máximo de palavras estabelecidos pela NBR 6028:2021, que são de 150 e 500 palavras, respectivamente. À vista disso, neste artigo, recorreremos às diretrizes de normalização da UNILAB, bem como a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobretudo a NBR 6028, a qual estabelece os requisitos de escrita e apresentação de resumos, e aos pesquisadores que contribuíram para a definição, estudo e estruturação dos resumos, a saber: John Swales (2012), Rodrigues (1998), Santos (1995), Motta-Roth e Hendges (2010), e, Ramos (2011), do qual também utilizaremos o seu modelo de organização retórica, bem como nos baseamos em Swales (1990, 2004, 2012), autor que é referência em todo e qualquer trabalho que envolva a análise de gêneros na abordagem sociorretórica. Nosso corpus é constituído por 13 trabalhos com menos de 150 palavras na escrita do resumo e 20 resumos com mais de 500 palavras, ou seja, 33 resumos, portanto, utilizaremos uma metodologia quanti-qualitativa. Os resultados indicam que resumos com menos de 150 palavras não exibem todos os movimentos retóricos. Em contrapartida, resumos com mais de 500 palavras apresentam uma maior quantidade dos movimentos retóricos propostos no modelo de Ramos (2011). Assim, mesmo que os resumos não tenham cumprido o mínimo estabelecido pela NBR 6028:2021 (que é de 150 palavras), eles atenderam às diretrizes de normalização da UNILAB.

 

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Biografia do Autor

Adriely Clemente, Unilab

Mestranda em Estudos da Linguagem (MEL-UNILAB). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB). Professora na Rede Estadual, CREDE 1.

OLAVO GARANTIZADO, UNILAB

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Professor efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando no Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/UNILAB) e no Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLIN/UNILAB). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILAB (2020-2022), Gerente da Divisão de Projetos Institucionais da PROPPG (2019) e Assessor Especial da Reitoria da UNILAB (2019-2020). É líder do Grupo de Pesquisa em Textos, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e coordenou o Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o ENEM (PROENEM/UNILAB). É autor de diversas coleções didáticas e paradidáticas, incluindo: "Produzindo Textos: Teoria e Prática", voltada para os anos finais do ensino fundamental, oferecendo uma abordagem prática e teórica para o ensino de redação; "Avança SAEB: Língua Portuguesa", destinada ao 2, 5 e 9 anos do ensino fundamental, que trabalha as habilidades da BNCC de forma progressiva; "Saberes Transversais", que aborda temas contemporâneos como saúde, meio ambiente, cidadania e educação financeira por meio de textos literários e informativos; "Todas as Áreas", uma coleção de livros paradidáticos que oferece conteúdos específicos de diversas disciplinas de maneira lúdica e interdisciplinar, por meio de poemas, contos, romance e crônicas; "Consolidando Habilidades: Língua Portuguesa", focada na recuperação de aprendizagem e na consolidação de habilidades dos alunos; e "Super-Revisão SAEB: Língua Portuguesa e Matemática", que proporciona uma revisão aprofundada para preparar os alunos para avaliações externas como o SAEB. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, movimentos retóricos, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual. Também tem experiência em ações de inovação tecnológica e empreendedorismo, com ênfase em planejamento estratégico, construção de plano de negócios e validação de negócios.

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Publicado

2025-08-18

Como Citar

CLEMENTE, Adriely; GRANTIZADO, Olavo.
ORGANIZAÇÃO RETÓRICAS DOS RESUMOS DE MESTRADO DA UNILAB: UM OLHAR A PARTIR DA ABNT NBR 6028
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 27, p. 01–16, 18 Ago 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/26025. Acesso em: 11 out 2025.